O uso da tecnologia no futebol

Por Professor Fernando da Informática 30/11/2017 - 11:06 hs

O futebol é o esporte mais popular do mundo e o mais praticado em vários países, incluindo o Brasil. Porém, o que muita gente não sabe é que a tecnologia vem tendo uma função muito importante dentro do esporte como um todo, indo desde a ajuda aos times quanto a avaliações táticas, físicas e de desempenho, até no auxilio aos árbitros para evitar polêmicas e erros durante os jogos.

Para análises de desempenho de jogadores, por exemplo, a tecnologia auxilia os treinadores com a captação de informações durante treinamentos e jogos. Todos os dados são disponibilizados em um computador ou em um dispositivo móvel - como tablets, e ficam à disposição para a análise dos técnicos. Com isso, diversas características de cada atleta podem ser avaliadas, como velocidade, posicionamento mais ocupado dentro de campo, porcentagem de acerto de passes, capacidade para dribles curtos, entre outras. Além disso, o monitoramento das funções físicas e motoras dos jogadores também faz parte destas analises e até mesmo o uso de drones têm se popularizado. Com eles, é possível ter outro tipo de visão do campo, o que facilita, por exemplo, a correção de posicionamento de cada setor de um time. E tudo isso é utilizado para que as melhores decisões de escalação sejam tomadas, ou até mesmo para direcionar treinamentos específicos para jogadores com defasagem em algum aspecto técnico ou físico.

Mas como isso é possível? Bem, a captação e transmissão destas informações são feitas por meio de antenas aéreas que são instaladas no campo de treino, ligadas a sensores colocados nas meias dos atletas. Os dados de movimentação dos atletas são enviados a uma central em tempo real. As informações também são detectadas por meio de sensores instalados no gramado.

Não pensem, porém, que o uso da tecnologia é importante apenas dentro das quatro linhas. Muitos clubes têm utilizado, cada vez mais, as redes sociais para estreitar seu relacionamento com os torcedores. Por meio delas, é possível ter acesso às opiniões de quem acompanha o time, seja no futebol profissional ou no futebol da várzea, e direcionar campanhas que possam aproximar a torcida de jogadores, comissão técnica, patrocinadores e do clube de uma forma geral. São grandes ferramentas de interatividade e auxiliam bastante no marketing e na divulgação.

Já no auxílio à arbitragem, temos visto que recursos importantes têm crescido e ganhado popularidade em todo o planeta. A comunicação eletrônica, por exemplo, é algo que se popularizou bastante nos últimos anos e é quase impossível ver uma partida em que este recurso não esteja presente. No entanto, é outra novidade que tem sido gradualmente implantada mundo afora que chama a atenção: o uso de imagens de vídeo para auxiliar a decisão dos árbitros.

O VAR (Video Assistant Referee) é uma tecnologia que já está sendo utilizada em diversos campeonatos importantes pelo mundo, como o Alemão e o Italiano, para evitar que erros mudem os resultados de partidas. No Brasil, já se estuda a adoção deste sistema para o próximo Campeonato Brasileiro. Por outro lado, é conveniente que fique claro que se as novas tecnologias são importantes para julgar determinadas jogadas, há muitos lances onde a discordância ainda irá imperar.

Embora algumas pessoas lamentem que características tradicionais do futebol passem a se perder com um maior uso da tecnologia, creio que a sua função não seja realmente acabar com o que é tradicional, mas sim agregar, aprimorar e melhorar muitos aspectos do esporte mais querido e apaixonante do mundo.