Carboidratos, os saborosos vilões

Por Luiz Marcelo Pierro 20/12/2017 - 09:13 hs

Os carboidratos são nutrientes responsáveis, principalmente, pelo fornecimento de energia para o organismo. Isso é fundamental para que possamos desempenhar inúmeras funções vitais como andar, correr, nadar, pular e dançar, e para nos manter fortes e saudáveis. Isso ocorre porque os carboidratos alimentam as células do sistema nervoso central.  Dessa forma, seu consumo é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.

Dentro de nossa alimentação, devemos consumir pelo menos 50% do total de calorias em carboidratos. Já para as pessoas que realizam atividades físicas com frequência, a porcentagem de ingestão deve ser maior, já que o gasto de energia também é maior.

Os carboidratos são classificados e divididos em alguns grupos. Por exemplo: os carboidratos encontrados no leite são chamados de lactose. Já os encontrados na beterraba são a sacarose. Os achados no malte são a maltose. E na mandioca, temos o amido. Porém, nossa principal fonte de energia é o glicogênio, um carboidrato armazenado no fígado.

Mas quais são as outras funções dos carboidratos?

Um exemplo do bom uso do carboidratos é quando estamos com a glicose baixa, apresentando sintomas como fraqueza e tontura. Basta ingerirmos uma quantidade da substância para termos uma melhora.

Eles também são responsáveis pelo bom humor, já que produzem serotonina (hormônio da felicidade), nos provocando bem estar e tranquilidade. Os carboidratos também fazem bem para a memória, pois são eles os responsáveis pela alimentação do cérebro (são a sua única fonte de alimentação), melhorando ainda nossa capacidade de raciocínio e nosso potencial de concentração. Os carboidratos encontrados nas frutas e legumes também auxiliam na redução do mau colesterol (LDL), pois se ligam a ele e impedem sua absorção.

E as dietas sem carboidratos?

Tempos atrás, os carboidratos começaram a ser vistos como os vilões da dieta. Hoje, existem regimes que excluem a presença desta substância na dieta, prometendo um emagrecimento rápido. Isso ocorre porque os alimentos ricos carboidratos são altamente calóricos. Entretanto, a troca do carboidrato por proteína, por exemplo, pode acarretar acúmulo de ferritina e de gorduras saturadas, que produzem fatores inflamatórios e prejudicam o coração.  Além disso, a abstinência de carboidratos pode causar hipoglicemia, dores de cabeça e fraqueza, e também diminuir o poder cognitivo.

Então, como devo consumir os carboidratos?

Para pessoas saudáveis, que não praticam exercícios constantemente, é importante consumir algum tipo de carboidrato a cada quatro horas, dando preferência aos carboidratos que contenham fibras, ou seja, integrais, e que possuam menor taxa de açúcar. Algumas dicas são a batata doce, o milho, o arroz integral e a maçã com casca.

Já as pessoas que costumam ter atividades intensas devem consumir carboidratos não fibrosos, para manter a energia durante o esforço físico e a recuperação após a atividade.