Qual é a expectativa da economia para 2018?

Por Prof. Gilson Fontes 20/12/2017 - 09:20 hs

Conforme levantamento de informações das principais instituições financeiras e do Banco Central, a expectativa para a economia brasileira em 2018 continua favorável com relação a uma perspectiva de recuperação, com tendências a redução da inflação e ao crescimento da economia.

Para uma economia em desenvolvimento, como é a do Brasil, ainda que ocorra um aumento de inflação, ele pode ser visto como positivo, conforme expectativa para o próximo ano. É bom ressaltar que o crescimento da economia é acarretado pelo oportunismo dos empresários em elevar a lucratividade, aumentando os preços dos produtos e/ou serviços. Desta forma, a inflação (aumento generalizado dos preços) é gerada.

Além disso, outros indicadores comprovam esta expectativa positiva para 2018:

Inflação - Com meta central de 4,5% ao ano, nos últimos 12 meses, temos o acumulado abaixo de 3% ao ano.

Juros - A taxa básica de juros da economia (Selic), em 2017 está prevista em 7% ao ano e, para 2018, deve permanecer esta previsão, atualmente a taxa está em 7,5% ao ano.

Câmbio - Taxa de câmbio projeção de fechamento 2017 em R$ 3,16, para 2018, a projeção está em R$ 3,30, conforme Banco Central.

Produção Nacional - Estimativa para o produto Interno Bruto (PIB) para 2018 é de 2,5% ao ano

Desemprego - O índice de desemprego vem caindo nos últimos dois meses de ano, por consequência do final de ano, onde o comércio necessita de mão de obra temporária. Com a retomada de crescimento da economia, este índice continua com tendência de queda.

Na visão dos grandes agregados da economia, o cenário para 2018 está considerando acesso a novas linhas de crédito, investimentos em novas instalações, aumento da quantidade produzida de produtos/serviços e a contratação de mais colaboradores.

Assim, o panorama passa a estar adequado devido à influência, comportamento e tomada de decisão dos brasileiros nos últimos meses, através do aumento do índice de confiança que gera o crescimento econômico.