Os impactos das redes sociais na sociedade

Por Professor Fernando da Informática 20/12/2017 - 09:39 hs

As redes sociais, assim como a internet, surgiram com o processo de globalização e se tornaram muito populares em nossa sociedade em pouco tempo. Mídias como Instagram, Twitter, Facebook, WhatsApp, Snapchat e Linkedln ganham mais e mais importância no nosso dia a dia, pois elas nos proporcionam uma comunicação mais rápida e eficaz, tanto em nossa vida pessoal – permitindo contato com familiares e amigos, como no trabalho, no ativismo social e até mesmo no aumento da participação popular na política. As informações nelas compartilhadas podem alcançar um grande número de pessoas.

Cada uma dessas ferramentas tem um papel importante em nossa vida diária, seja no auxílio a uma comunicação mais rápida, seja na busca por informações ou conhecimento. Nos últimos anos, houve ainda um crescimento relevante no uso destes aparatos dentro de um contexto social e na participação popular na política. Por isso, é fundamental que cada vez mais pessoas possam ter acesso no tocante a utilização destes meios, tanto para se informar quanto para ajudar na disseminação de suas ideias, algo essencial para que haja, por exemplo, um debate com relação às decisões de seu país.

Porém, as redes sociais não são exclusivas para o uso pessoal. Muitas empresas têm integrado à suas práticas a utilização das redes como uma nova maneira de participação no contato com clientes e consumidores. Uma interação constante e eficaz com a sociedade gera obtenção de resultados e objetivos coorporativos. Por isso há essa modernização no uso.

Além disso, há ainda o crescimento na variedade de aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos. Isso traz aos nossos olhos as mudanças vistas no mundo em um curto espaço de tempo. Tudo muda muito rápido, em um clique apenas, hoje em dia.

Desta maneira, podemos definir que no atual mundo globalizado é quase impossível viver sem essas novas ferramentas que tanto facilitam o acesso à informação e que promovem uma maior interação entre pessoas e empresas. É do conhecimento de todos a força que essas redes possuem e é fato que elas vieram pra ficar, influenciando cada vez mais o comportamento de nossa sociedade e meios empresariais.