Você tem fome de quê?

Por Ivone Engelmann 20/12/2017 - 09:44 hs

Vocês conhecem a música "Comida!, dos Titãs? Sim, aquela que nos diz: "a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte... a gente quer saída para qualquer parte... a gente não quer só comer, a gente quer comer e quer fazer amor... a gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor...".

Recomendo que não só a escutem, mas que prestem bastante atenção à letra; particularmente, acho-a fantástica, e é justamente do que agora quero falar... quero muito lhes perguntar: assim como tenho muitas fomes, vocês têm fome de quê?

Em 2004, quando elaborava um de meus trabalhos como palestrante, eu já tinha muitas fomes. Só que, de lá para cá, as minhas fomes só aumentaram. Infelizmente, com o aumento do consumo de drogas, aumentou também a violência e, com isso, a nossa falta de segurança, da paz, de alegria e de outras coisas boas.

No entanto, quero convidá-la e convidá-lo a exercer um ditado que na época da ditadura militar nos era proibido; não sei se lembram bem, mas ele dizia: "se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come", ou seja, não tínhamos saída, tanto fazia correr como ficar. Porém, o ditado inteiro, aquele que o povo conhecia é que lhe tinha sido vetado, era: " se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come; mas, se juntar, o bicho foge".

Não pense que quero convidá-los a se juntarem a mim com armas para enfrentar bandidos, traficantes e corruptos, mas os convido a nos unirmos em sabedoria, em bons pensamentos, em boas atitudes, começando em nós mesmos as modificações para o bem que tanto desejamos no mundo. E por que também não nos juntamos em orações, seja lá qual for a crença de cada um de nós?

Platão {grande filósofo grego} já dizia: "Vencer a si próprio é a maior das vitórias".

Desta forma, então, convido todos vocês para, junto comigo, pensarmos e atuarmos e, assim, unidos, podemos saciar nossas fomes, sejam elas quais forem. Só que, para isso, precisamos de atitude. É como a própria palavra "fala": "ora - ação".

Orem, mas ajam. Porque há o seguinte dito: "Se cair, levante-se, nem que for rolando"... pois, se não se levantar e continuar caindo, vão passar por cima de você e ainda reclamarão de que você estava no meio do caminho. 

É como diz a já mencionada música: "Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade, a gente quer inteiro e não pela metade, desejo, necessidade e vontade".

Paremos de reclamar e comecemos a agir. Se não soubermos como, peça ajuda.

Só que tem gente que não sabe nem tem fome de algo, porque se anestesiou, comendo demais, bebendo demais, fumando demais, medicando-se demais e até dormindo demais. 

Cuidado! Não sei pra vocês, mas, pra mim, o tempo passa muito rápido, não dá para perdê-lo!

Lembram-se do refrão da canção "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré? Ele diz: "Vem, vamos embora, que esperar não é saber... quem sabe faz a hora, não espera acontecer...".