Fake News

Por Professor Fernando da Informática 07/05/2018 - 10:10 hs

Nos dias atuais, onde as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida de cada indivíduo em todo o mundo, seja no meio corporativo ou na sociedade civil, é difícil encontrar alguém capaz de acessar a internet e as redes sociais que ainda não tenha se deparado com as hoje populares “Fake News”.

Mas afinal, o que são as “Fake News”?

Bem, traduzindo o termo literalmente do inglês, as “Fake News” são nada mais nada menos do que notícias falsas, escritas e publicadas para diversas finalidades. Há quem utilize algumas “Fake News” como forma de humor, com intuito de fazer com que os leitores daquele texto apenas riam das situações absurdas retratadas nessas “notícias”. E, geralmente, quem utiliza deste expediente deixa explícito ou implícito que aquilo se trata de algo falso.

No entanto, há também aqueles que têm a intenção de enganar seus leitores, a fim de obter ganhos financeiros ou denegrirem imagens de empresas, personalidades, entre outros aspectos.

O termo ganhou popularidade após ser usado repetidamente pelo então candidato a presidência dos Estados Unidos Donald Trump, durante as eleições ocorridas em 2016. A terminologia, inclusive, foi eleita a palavra do ano em 2017 pelo dicionário Collins.

As notícias falsas, muitas vezes, empregam manchetes atraentes, que são produzidas com a finalidade de aumentar o número de leitores, compartilhamentos e taxas de clique na internet. E é por isso que elas se espalham com grande velocidade. Aproveitando mídias sociais como Facebook ou Twitter, ou aplicativos de comunicação como o Whatsapp, as “Fake News” se alastram de tal forma que fica difícil de controlá-las. E com a pressa que as pessoas têm hoje em dia para compartilhar aquilo que recebem – e também para julgar – tais boatos tornado-se “verdades” em pouquíssimo tempo.

Um exemplo bem claro disso foram as “notícias” divulgadas sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada há quase dois meses no Rio de Janeiro. Logo após sua morte, muitos boatos de que ela era envolvida com o traficante Marcinho VP surgiram na internet e foram rapidamente compartilhadas por muita gente como se fosse uma verdade absoluta. Pouco depois, obviamente, a notícia foi desmentida, porém, o dano já estava causado.

Em meio a todo esse cenário, às vezes é difícil saber o que é verdadeiro ou não. Vivemos em uma era de avalanches de informações a cada segundo. Por isso devemos checar sempre a veracidade da notícia antes de compartilharmos em nossas redes sociais, impedindo assim que notícias falsas sejam espalhadas e evitando vários danos.

Siga abaixo algumas dicas de identificar Fake News.

- Nunca compartilhe uma notícia somente por sua manchete. Leia antes de enviá-la para alguém;

- Faça uma rápida busca no Google, para verificar a autenticidade da notícia;

- Pesquise a reputação do veículo de comunicação que está compartilhando a notícia;

- Observe também o link da notícia e veja se bate com o nome do veículo;

- Veja se a data de publicação é recente.