Cerveja pura

Por Adriano dos Santos Ferreira 18/06/2018 - 11:21 hs

Antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre o que é a cerveja. Cerveja é uma bebida muito antiga, datada de pelo menos 6.000 a.C, derivada de maltes de cevada, de onde é extraído o álcool de sua fermentação. Há relatos na história que indicam que essa bebida foi criada no antigo Egito, a fim de alimentar boa parte do povo como uma ração. Outros já afirmam que ela foi inventada para suprir os que não tinham condições de pagar pelo vinho, que era a principal bebida daquela época. No entanto, a cerveja começou a ficar tão popular que até mesmo reis começaram a apreciá-las.

Ao longo do tempo, muitos tipos de cervejas foram sendo criadas por mestres cervejeiros que adicionaram especiarias para designar novos sabores e amargores. Aliás, algumas destas especiarias serviam até como conservantes para que as bebidas suportassem as grandes viagens que eram feitas por navios, sendo transportadas dentro de tonéis.

Desde então, a cerveja vem sendo aprimorada com o passar do tempo, ganhando força entre diversos públicos que buscam novos sabores. Por isso, atualmente vemos uma variedade crescente de cervejas artesanais, que graças aos seus diferentes estilos, fazem sucesso entre os jovens.

As cervejas mais consumidas no Brasil ainda são, em geral, as da família Larger, que fazem sucesso por serem mais comuns e baratas, e por terem um sabor moderado. Esse tipo de cerveja possui baixa fermentação e baixo teor alcoólico. Em seguida, entre as mais consumidas, vêm as cervejas de trigo, da família Ale. São elas que enchem os copos dos iniciantes, por serem cervejas extremamente refrescantes e com baixo amargor e teor alcoólico.

Porém, o número de apreciadores que procuram experimentar novos tipos de cervejas artesanais, com especiarias e sabores diferentes - alguns tipos bem aromáticos e com alto nível de amargor - vem crescendo e isso traz um aquecimento ao mercado no Brasil. É possível notar, inclusive, o aumento no número de pessoas interessadas em cursos, a fim de produzirem sua própria cerveja.

A produção de uma cerveja artesanal, dependendo de seu estilo, pode levar cerca de um mês até que ela esteja pronta para o consumo. E para quem quiser entrar nessa empreitada, é preciso investir na compra de alguns equipamentos, entre instrumentos de medição e utensílios.

Geralmente, quem começa a própria produção não se satisfaz em fazer cerveja de somente um estilo. E a busca pelo aperfeiçoamento pode levar alguém, além da criação de algo novo no mercado, a se tornar um produtor, pois este mercado como dito anteriormente, está crescendo no Brasil.

Algumas cervejarias nacionais começaram com produções pequenas e hoje estão bem conceituadas no mercado interno e externo, sendo donas de vários prêmios que mostram o quanto o brasileiro tem a oferecer para este mercado mundial.