O que são as varizes?

Por Dr. Odair M. Branco 02/08/2018 - 15:04 hs

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos, sendo causadas pela insuficiência venosa crônica, que consequentemente as formam.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.

Episódios de maior gravidade podem ocorrer tanto por dilatação das veias profundas, quanto das superficiais. Nesses casos de insuficiência venosa, podem surgir edema persistente nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele e ulcerações na pele.

Tratamento

Temos dois tipos de tratamento para as varizes, onde um não substitui o outro; o primeiro é o tratamento clínico com venotônicos (medicamento) e com terapia de compressão elástica. Após a adaptação ao tratamento clínico, pode-se também optar pelo tratamento cirúrgico, que consiste em retirada das veias varicosas.

É importante o conceito de Insuficiência Venoso Crônico (IVC) que já nos antevê que esta é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E as varizes são consequências dessa IVC. Então não adianta tratar cirurgicamente as varizes se não fizermos o tratamento clinico da IVC.

Assim concluímos que qualquer tratamento para varizes começa e termina com meia elástica, prescrita adequadamente pelo seu médico.

Atualmente, existe o tratamento com polidocanol (espuma) que auxilia no tratamento estético e ou em paciente que não tem condições cirúrgicas. Além do tratamento com radiofrequência que também apresentam ótimos resultados nos estudos.

Mas a prática clínica evidencia que nada substitui a cirurgia convencional. Todos os tratamento são paralelos.

Recomendações

Varizes não costumam provocar complicações mais graves. Nos casos mais sérios, entretanto, para evitar dores, inchaço e problemas de pele, alguns cuidados devem ser tomados:

- Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;

- Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;

- Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;

- Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.

Advertência

Ferir uma veia com varizes pode provocar sangramento abundante. Nesse caso, deite-se imediatamente e eleve a perna ferida. Comprima o ferimento com uma toalha limpa até que o sangramento estanque. Em seguida, lave com água corrente e sabão e proteja a área com um curativo compressivo.

As varizes predispõem as pessoas à flebite, inflamação dolorosa das veias. Coágulos de sangue podem formar-se nas veias afetadas. Quando um deles se instala numa veia profunda, existe a possibilidade de que um fragmento se desprenda e, deslocando-se pela circulação venosa, alcance o pulmão. Na ocorrência de qualquer inflamação dolorida, acompanhada ou não de endurecimento da área, em uma ou em ambas as pernas, que não desapareça com sua elevação, não perca tempo e procure um médico imediatamente.

No caso de dor intensa e contínua, procure um médico imediatamente.