Conheça o trabalho da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mauá

Por Entidades de Sucesso 18/09/2018 - 10:29 hs

Fundada em 30 de agosto de 1972 por um grupo de aposentados, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mauá tornou-se ao longo dos anos um importante quadro na cidade, com sua história de quase cinco décadas. Presidida atualmente por Wilson Carlos de Campos, o Xoxa, a entidade tem promovido atividades voltadas aos aposentados e pensionistas do município, já que muitas vezes esse público não recebe a devida atenção.

Trabalhando desde 1989 na associação, Xoxa – que já foi vereador em Mauá – explica que passou por diversos cargos dentro da entidade. Logo no início ele não podia ocupar cargos diretivos, uma vez que não era aposentado. Porém, após sua aposentadoria, ele passou pelas funções de diretor, secretário, presidente dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, até chegar à presidência da Direção Executiva, em seu sexto mandato. As eleições acontecem bienalmente.

“Não faço o trabalho sozinho. Tenho uma diretoria muito boa e que me ajuda muito”, disse Xoxa.

Sobre o trabalho que a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mauá desenvolve no município, Xoxa afirma que tudo é pensado para promover o bem estar dos idosos. Por isso, lá são oferecidas aulas de ginástica, yoga, zumba, danças, bingos (às quartas-feiras), além de orientações jurídicas e até mesmo alguns mutirões envolvendo ações sociais em prol da saúde dos idosos, como o Dia da Saúde e consultas oftalmológicas, e arrecadação de peças de vestuário para doação. Contudo, o evento mais conhecido, como não poderia deixar de ser, é o Baile da Terceira Idade, realizado aos sábados.

“Você precisa ver a alegria que esse pessoal tem em estar aqui todo sábado”, ressaltou Xoxa, que ainda lembrou que tem tentado conseguir recursos junto à Prefeitura para a construção de uma área de lazer na sede. O objetivo seria ampliar as opções de cursos e lazer, levando informática, crochê e bordado, entre outras atividades aos aposentados e pensionistas.

Porém, mesmo com todo esse trabalho, Xoxa alerta que a administração da instituição não é fácil por conta dos custos mensais para a manutenção da sede. O presidente lembra que, além do trabalho voluntário feito por quem ajuda a entidade, boa parte dos recursos vem de alguns alugueis cobrados por eventos como festas de casamento, do pagamento realizado pelos associados e dos eventos que a própria associação promove. Assim, ele faz um apelo para o Poder Público, entendendo que a associação é subutilizada.

“Eu acho que o Poder Público deveria ajudar muito mais a Associação dos Aposentados e Pensionistas, porque isso aqui não é meu e nem dos associados. Isso aqui é do povo. Acho que eles deveriam não só ajudar a construir, mas também usar um pouco mais (o espaço) para fazer eventos aqui. Nós emprestamos para as entidades que não têm dinheiro fazer eventos aqui, sem custo algum”, finalizou.