Os Desafios Educacionais da Geração Z

Por Juliana Sanchez 19/12/2018 - 10:04 hs

Você sabe o que é geração Z? É a geração daqueles que nasceram após o surgimento da internet e que, desde pequenos, já são familiarizados com a era digital. Os integrantes dessa geração Z nunca viram o mundo sem a presença de computadores, tablets e celulares. Por isso, quando o assunto é tecnologia digital, estão sempre um passo à frente dos mais velhos. 

Antigamente, as gerações eram classificadas a cada 25 anos. Hoje em dia, no entanto, as coisas mudam cada vez mais rápido. Desse modo, especialistas afirmam que novas gerações, com características e comportamentos distintos, estão surgindo a cada 10 anos. E diante de tantos avanços tecnológicos, não sabemos nem como essas transições se darão daqui a alguns anos. 

As principais características da geração Z são: responsabilidade social, ansiedade extrema, menos relações sociais, necessidade de exposição e grande facilidade em expor sua opinião, apresentando no geral um comportamento individualista. 

A educação é de fato um motivo de discussão e preocupação da sociedade em geral. Afinal, a sala de aula não muda há muito tempo, mas, com o surgimento dessa geração a preocupação em conseguir atingir esse aluno ficou cada vez maior e mais desafiador. 

Então, como educar adequadamente essa nova geração? Considerando que as crianças estão treinadas para lidar com a tecnologia, nada melhor que utilizar essa ferramenta para conseguir sua atenção e engajamento. 

Ser aluno hoje é ser agente de elaboração do conhecimento, é estar numa contraposição de experiências professor-aluno, e isso só acontece quando ele debate e exige do seu professor quando questiona.  O aluno vem com uma bagagem muito grande de conhecimento, principalmente no que diz respeito a novas tecnologias, e vê a escola como um local longe de suas expectativas de compromisso com o aprendizado. Para conseguir conquistar e suprir as necessidades desse aluno, a escola deve se reinventar para equilibrar o uso da tecnologia com o desenvolvimento educacional. Portanto, é necessário que o educador aja de forma criativa e analítica, levando para a sala de aula as ferramentas como aliadas de forma a engajar e estimular o interesse dos alunos. 

Transformar experiências divertidas em aprendizado, interagir, trocar experiências e se comunicar ativamente é a melhor forma de aprender. 

Vamos juntos?