A importância da inclusão digital no cotidiano do jovem

Por Professor Fernando da Informática 07/05/2019 - 14:28 hs

A tecnologia tem tido uma participação cada vez maior e mais importante na evolução dos serviços e produção. Seu desenvolvimento impacta diretamente em todas as áreas, propagando uma melhora significativa em diversos aspectos. Entretanto, toda essa evolução traz uma reflexão sobre a inclusão digital no cotidiano, uma vez que em plena era digital, o jovem necessita cada vez mais dos meios digitais. 

O desenvolvimento das tecnologias da informação provocou tantas mudanças nos últimos anos que a sociedade está se organizando constantemente por meio de complexas redes de relacionamentos, as chamadas redes sociais. Essas novas mídias ajudam a disseminar e compartilhar informações e conhecimento com muita agilidade e rapidez. 

Sendo assim, à medida que essa nova cultura de inclusão digital avança em nosso país, as populações mais jovens passam a ganhar mais destaque neste novo cenário. Porém, ainda não são todas as classes que têm total acesso a toda essa modernidade, o que acaba trazendo à tona um problema latente em nossa sociedade: a vulnerabilidade social. 

Vulnerabilidade social é o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos. Hoje em dia, mesmo que muitos jovens tenham acesso à tecnologia, ainda existe uma parcela desta população que nunca teve contato com as novas plataformas digitais ou a oportunidade de se inserir neste meio. 

Por esse motivo, muitas instituições públicas de educação e ONGs realizam cursos de informática gratuitos para a população de baixa renda, sobretudo para os jovens que estão em vias de entrar no mercado de trabalho. Neste contexto, a educação é uma importante ferramenta aliada à inclusão digital, pois ela trabalha um fator fundamental, no caso o conhecimento, ao mesmo tempo que envolve diversos atores sociais. 

Nunca foi tão importante compreender a linguagem digital como hoje. Todo jovem que deseja ingressar em seu primeiro emprego, precisa saber como usar essas ferramentas, também essenciais no estudo, na criação de vínculos sociais e até mesmo em momentos de lazer. 

A inclusão digital colabora para o desenvolvimento humano e social de nossas crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, que procura reduzir as diferenças sociais, além de criar uma equivalência nos processos, sendo assim um agente de transformação do pensar, do agir e das transformações cultural e comportamental para os nossos jovens.

Professor Fernando Luiz dos Santos

 (Prof. Fernando da Informática)

Pós-graduado: Governança em Tecnologia da Informação

Twitter:@profnandosantos

Instagram: professorfernandodainformatica