Nossa Mauá ontem e hoje

Breve histórico da educação em Mauá: das pioneiras escolas ao Ensino Superior

Por Daniel Alcarria 11/12/2019 - 11:34 hs
Nossa Mauá ontem e hoje
Construção da Escola Estadual Marcelina Maria

 

A história dos serviços de educação em Mauá obedece aos mesmos critérios observados nos processos do surgimento de outras demandas, todas como resultado do desenvolvimento e crescimento de cidade: aumento considerável da população que, por sua vez, gerou a ocupação do espaço geográfico (em maior parte dos casos irregular e desordenada), aumentando e diversificando as pressões para a ampliação desses serviços.

Conforme Ademir Médici, “os passos iniciais da educação em Mauá, no velho Pilar, foram difíceis, espinhosos, repletos de dificuldades”. (De Pilar a Mauá, p. 94) A primeira escola que se tem notícia na cidade foi a chamada “Escola ambulante”, criada em 1896, assim denominada em razão de seu funcionamento ser um dia no Pilar e outro em Rio Grande da Serra. Encerrada suas atividades em 1898 por função de reduzida frequência de alunos, surge no início dos 1900 as escolas mistas do Pilar e do Sertãozinho (antigo Sertão dos Beber).

Entre os anos 1920 e 1930, além das escolas mistas haviam também as pequenas escolas rurais, que funcionavam em casas de famílias locais. Lentamente o distrito de Pilar ia se desenvolvendo, assim como também crescia sua população, até que em 1935, já como Mauá, a localidade ganha seu primeiro grupo escolar, denominado como Barão de Mauá, depois Visconde de Mauá. O prédio da escola ficava próximo a paineira central, onde hoje temos uma praça que denomina justamente a velha árvore-símbolo da cidade, entre a Avenida Barão de Mauá e a Rua Prefeito Ennio Brancalion.

Nos primeiros anos do grupo escolar, aos jovens estudantes mauaenses eram oferecidos apenas os três primeiros anos do primário, até que em 1958 a cidade ganhou seu primeiro ginásio, o Ginásio Estadual “Visconde de Mauá”. O GE “Visconde de Mauá”, que funcionou no velho casarão da Paineira até 1965, foi transferido para o prédio cuja denominação é hoje a EE “Professora Therezinha Sartori”, popularmente conhecido por “Viscondão”. O antigo prédio da escola da Paineira foi demolido em 1978.           

Ensino Superior

A crescente demanda por formação superior permitiu a instalação dos primeiros cursos e instituições de ensino superior de Mauá em 1975, quando surgiu a pioneira (e extinta) FADIM (Faculdade de Desenho Industrial de Mauá). Somente 26 anos depois da FADIM é que surgiria outra instituição de ensino superior na cidade, a FAMA (Faculdade de Mauá), cuja existência se daria graças a uma parceria com o Poder público municipal que cedeu o espaço do antigo Ginásio Municipal de Esportes para instalação da faculdade, em 2001.

Por fim, no início dos anos 2000 a cidade fora agraciada com a instalação da FATEC (Faculdade de Tecnologia), ligada ao Centro Paula Souza e única instituição pública de ensino superior existente na cidade. Outras instituições privadas instalaram-se na cidade e tem ofertado inúmeros cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presenciais e a distância, todas como polos locais. 

Rede pública de ensino

Para uma cidade cuja população estudantil, em todos os níveis, aproxima-se da expressiva marca de quase 100 mil pessoas, a rede disponível para o atendimento dessa demanda também cresceu conforme a expansão do próprio município. Com isso foram surgindo as escolas sob administração do Estado, cujas primeiras instituições foram estabelecidas ainda no período anterior à emancipação, como no caso do grupo escolar de 1935.

Por sua vez, a rede municipal surgiria apenas em 1979 com a instalação da Escola Municipal do Bairro Feital, a primeira do embrionário sistema municipal de ensino, voltado quase que exclusivamente para a pré-escola. Inicialmente as escolas municipais funcionavam em salas cedidas pelas escolas estaduais. A primeira unidade municipal construída foi a EM Rui Côdo, conhecida hoje como EM Oswald de Andrade. Ao todo, atualmente a cidade administra um conjunto composto de 41 escolas de Ensino infantil e outras duas de ensino fundamental e médio. Já a rede estadual é composta por 64 escolas que ofertam desde o ensino fundamental e médio até o técnico. 

(*) Jornalista e Historiador.

----------------------------------------------------------

Referências bibliográficas:

MAUÁ (SP). Cem anos de educação: das escolas isoladas ao sistema municipal. Núcleo de História e Memória. Imprensa oficial do Estado, 2004.

MAUÁ (SP). Jubileu de Prata 1954-1979. 1979.

MEDICI, Ademir. De Pilar a Mauá. Prefeitura do Município de Mauá, 1986.