Coronavírus: uma ameaça para a economia

Por Prof. Gilson Fontes 19/02/2020 - 09:48 hs

Com o risco mundial em relação ao coronavírus, tanto a economia brasileira como a mundial apresentam oscilações nos mercados financeiros. Tudo isso se deve a possibilidade da adoção de restrições ao comércio com o país asiático, principalmente pelo fato de o vírus ter origem naquela que hoje é a segunda principal economia do mundo. Só para se ter uma ideia da importância do mercado chinês, atualmente 70% dos países possui parceria comercial com eles. 

Apesar do surto, considerado como emergência global de saúde pública, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não estuda a imposição de restrições ao comércio com o país mais populoso do globo. 

Porém, o que percebemos nas principais transações no mercado acionário (Bolsas de Valores) é que até que haja uma melhor conclusão em relação a extensão do vírus, haverá um acompanhamento sobre o impacto da demanda global sobre a China. A economia é uma área muito sensível a movimentos globais, pelo fato da associação de empresas em diversos setores, como transportes, exportações e materiais básicos. 

Conforme as principais agências de risco, a economia brasileira não deverá sofrer grandes impactos, segundo o secretário de Comércio Exterior Marcos Troyo. Aparentemente, o Brasil está preparado para qualquer cenário que venha a se apresentar e, existe diversificação para nossas exportações. 

Ainda assim, existe o risco de muitos impactos na economia mundial devido a essa situação. Abaixo, cito alguns deles, inclusive perante o Brasil. 

Dólar – as moedas de países emergentes, como Brasil e Chile, são afetadas pela dependência que possuem com o comércio da China. Desta forma, vimos a valorização da moeda norte-americana; 

Mercado Internacional – queda nos preços do petróleo e de metais em relação aos temores da epidemia; 

PIB (Produto Interno Bruto) – apesar de uma estimativa de crescimento para 2020, os gastos com consumo devem desacelerar, principalmente nas projeções de exportações.