Impressão 3D

Por Professor Fernando da Informática 14/12/2020 - 12:18 hs
Impressão 3D
Impressões 3D estão se popularizando cada vez mais

 

Qualquer produto ao alcance das suas mãos. Não, não estamos falando de mágica, mas sim da impressão 3D, segmento que faz parte de um dos pilares da Indústria 4.0. Apesar da fama recente, as impressoras tridimensionais já existem no mercado há mais de 30 anos. Mas o que tirou essas máquinas do ostracismo? Bom, talvez o principal fator seja o de que a impressão 3D é uma maneira de prototipar uma altíssima gama de objetos. 

Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram e a tecnologia de impressão 3D evoluiu bastante. Tanto é verdade que hoje, as impressoras tridimensionais são usadas para imprimir desde casas até partes do corpo humano. Desta maneira, a impressão 3D se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano, representando um avanço em nossa sociedade tanto no modo social quanto no modo empresarial. 

A criação de um objeto em três dimensões também não é algo difícil de compreender e para que ela ocorra é necessário usar um computador. Você pode desenhar o que deseja imprimir usando um software de modelagem ou através de uma foto, enviando a imagem para que um software mapeie o modelo. Com a amostra pronta na tela, basta converter o arquivo para o formato padrão de impressoras 3D. 

Depois disso, é necessário definir qual a matéria-prima que será utilizada para a confecção da peça e colocá-la na impressora. E as possibilidades são diversas, indo do papel a borracha, ao plástico, ao metal e a outros vários materiais. Após esse processo, o objeto do seu desenho pode ser impresso. A diferença é que a impressão 3D é feita camada por camada e de baixo para cima. 

Com todo o passo a passo concluído, é só aguardar. O tempo de impressão varia entre horas e dias, dependendo do tipo da impressora, do material escolhido e da complexidade do objeto. 


Quais os benefícios e vantagens de imprimir em 3D? 


Abaixo, destaco alguns dos pontos positivos em relação à impressão 3D. 

- Combate ao desperdício;

- Mais qualidade e maior poder de customização;

- Maiores possibilidades de inovar;

- A peça é fabricada em uma única máquina. 


Quais as desvantagens de imprimir em 3D? 


Apesar de possuir benefícios interessantes, nem todo serviço de impressão tridimensional é vantajoso. Abaixo, veja alguns dos pontos negativos no uso desta tecnologia. 

- Acabamento superficial inferior aos das peças obtidas por processos convencionais;

- Na impressão 3D em porte industrial o custo envolvido é muito elevado;

- Em ambiente não controlado, algumas peças podem sofrer empenamentos e distorções, dependendo do material utilizado;

- Fabricação lenta para produtos de grandes lotes. 


A impressão tridimensional tem se provado um mercado cada vez mais promissor, ainda que seja importante destacar que esse serviço ainda possui um preço alto e que também pode ter, dependendo da peça produzida, um processo muito lento. Ainda assim, a impressão 3D é um modelo que, dentro de alguns anos, será incorporado facilmente em nossas vidas, podendo causar um impacto muito relevante para a economia e em aspectos empresariais.