Grêmio vence Lanús por 2 a 1 e conquista a América pela terceira vez

Por Portal Opinião Pública 30/11/2017 - 10:43 hs
Foto: Esteban Felix / AP

Pela terceira vez em sua história, o Grêmio é campeão da Libertadores da América. Com uma ótima atuação, principalmente no primeiro tempo, o time gaúcho calou as arquibancadas do estádio La Fortaleza, na Argentina, ao derrotar o Lanús por 2 a 1 nesta quarta-feira (29).

Fernandinho e Luan, com um golaço, foram os heróis da conquista e fizeram a festa de milhões de torcedores gremistas pelo Brasil.

Mas o Grêmio teve outros destaques nesta quarta. A começar por Renato Gaúcho, que cumpriu a promessa de levar um time mais ofensivo a campo, mesmo com a vantagem de ter vencido na partida de ida por 1 a 0, e anulou completamente o Lanús na primeira etapa, quando sua equipe marcou os dois gols. No segundo tempo, então, foi só administrar o resultado diante de um adversário já abatido.

Se a expectativa era de um jogo tenso, até pelo que foi visto em Porto Alegre, o Grêmio tratou de resolver com um futebol de muita qualidade. Pressionando a marcação adversária e com Luan inspirado, praticamente garantiu a conquista no primeiro tempo. No segundo, nem mesmo o gol de Sand, de pênalti, impediu a festa.

Com o triunfo, o time de Luan, Geromel, Arthur, Marcelo Grohe e Cia. Repetiram o feito das gerações de 1983 e 1995 e voltaram a dar ao Grêmio o troféu da Libertadores. De quebra, garantiram o time gaúcho no Mundial de Clubes, que será disputado em Abu Dhabi em dezembro, no qual o Tricolor do Rio Grande do Sul tentará sua segunda conquista – venceu em 1983.

O jogo

Para quem esperava um Lanús mais ofensivo, pressionando o Grêmio, viu logo nos primeiros minutos justamente o cenário inverso. Aos oito, Fernandinho ficou com a bola após bela troca de passes e bateu cruzado, mas Andrada defendeu.

Foi num erro argentino que o Grêmio abriu o placar. Após falta afastada pela defesa do time brasileiro, José Gómez tentou recolocar o time argentino no ataque, mas pegou mal e entregou no pé de Fernandinho. Veloz, o atacante arrancou do meio de campo sem permitir a reação do lateral. De frente para Andrada, encheu o pé para balançar a rede.

O domínio gremista continuou. A marcação por pressão impedia qualquer ataque do Lanús.

Atordoado, o time argentino voltou a falhar aos 41 minutos. Jaílson recebeu no meio de campo, percebeu o erro de posicionamento da defesa e encontrou Luan sozinho na esquerda. O atacante até perdeu o tempo da bola no domínio, mas mostrou toda a qualidade do seu futebol para cortar dois marcadores e dar belo toque por cobertura sobre Andrada. Um golaço para apagar de vez o adversário e colocar a mão na taça.

No segundo tempo, o Grêmio diminuiu o ritmo. Até pela impossibilidade física de manter a intensidade, recuou a marcação e passou a jogar por um contra-ataque, o que deu mais espaço ao adversário para criar.

A partida, porém, se desenrolava à maneira do time gaúcho, sem grandes emoções. Até que aos 25 minutos, em uma rara desatenção da defesa. Acosta girou em cima da zaga gremista e foi derrubado por Jaílson na área. O árbitro marcou pênalti, que Sand bateu com categoria, diminuindo o placar.

O Lanús até tentou colocar fogo na partida com o gol, mas o Grêmio manteve a calma e conseguiu controlar o adversário. Aos 37 minutos, Ramiro se desentendeu com Marcone e foi expulso. Só que nem assim os argentinos conseguiram incomodar a meta de Grohe. O título e a comemoração eram tricolores.