Programa de formação de empreendedores abre inscrições em Etecs e Fatecs

Por Portal Opinião Pública 15/08/2019 - 11:09 hs
Foto: Gastão Guedes

 

O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas até 23 de agosto para o programa Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito, organizado pela Inova CPS, que tem como objetivo ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups. O curso será oferecido neste segundo semestre em 45 Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de 40 municípios.

As atividades ocorrem nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capão Bonito, Capital (Bom Retiro, Ipiranga, Jardim Paulistano, Jardim São Luís, Mooca e Tatuapé), Cubatão, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Ibitinga, Indaiatuba, Itu, Jaboticabal, Jaú, Lins, Lorena, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Palmital, Pindamonhangaba, Pompeia, Ribeirão Preto, Santana do Parnaíba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, Sorocaba, Taquaritinga e Tatuí.

As inscrições para o processo de seleção são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Para participar, o candidato precisa apresentar um projeto de empreendedorismo que será avaliado com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico. Serão selecionados de 10 a 25 projetos – com até três integrantes cada um – por unidade. A relação de aprovados será divulgada no dia 9 de setembro no site das unidades participantes. O início das aulas também está previsto para setembro, conforme calendário de cada localidade. 

Germinando startups 

Com duração de 40 horas, distribuídas em dez encontros presenciais, o curso aborda temas como gestão empresarial básica, design thinking, prototipagem, Canvas, marketing, tecnologia aplicada aos negócios, finanças e mercados. Durante as atividades, o participante também receberá mentoria na construção do seu plano de negócios. Ao final, as propostas de startups serão apresentadas a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.