Pesquisa aponta crescimento de gatos entre animais de estimação no país

Por Portal Opinião Pública 12/09/2019 - 10:20 hs
Foto: Divulgação
Pesquisa aponta crescimento de gatos entre animais de estimação no país
Veterinária acredita que número de gatos nas casas do Brasil superará o de cães em cinco anos

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil (IPB) mostrou que os gatos têm crescido na preferência do brasileiro que deseja ter um animal de estimação em sua casa. De acordo com os dados do levantamento, a população de felinos aumentou em 8,1% nos lares brasileiros entre os anos de 2013 e 2018. No total, estima-se que haja 23,9 milhões de gatos nas residências do país.

Segundo números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de animais cresceu de 132,4 milhões, em 2013, para 139,3 milhões de animais em 2018. A liderança entre os pets prediletos dos brasileiros segue com os cães, que tiveram um crescimento de 3,8% nesse período, chegando a um total de 54,2 milhões. Na sequência aparecem as aves, com a presença de 39,8 milhões de animais nos lares, registrando crescimento de 5%.

Apesar de ser a espécie que mais aumentou sua presença nas casas dos brasileiros, os gatos são apenas os terceiros na lista de pets prediletos no país, com uma população de 23,9 milhões. Na quarta posição aparecem os peixes, que cresceram em 6,1% entre 2013 e 2018 chegando a marca de 19,1 milhões de animais nas casas do Brasil. Fechando a lista aparecem os répteis e outros pequenos mamíferos, que juntos apresentaram aumento de 5,7% alcançando a população de 2,3 milhões. 

Gatos podem superar cães em cinco anos, defende veterinária 

Apesar da considerável distância entre a primeira e a terceira posições entre os animais domésticos prediletos no país, a médica veterinária especialista em felinos, Stephanie Caroline Botelho, da clínica Petzzo, em Belo Horizonte, acredita que alguns fatores podem levar a população de gatos a superar a de cães dentro de cinco anos, segundo o portal G1.

Para a profissional, aspectos como a facilidade de criação e o custo-benefício podem ser fundamentais para que isso ocorra. A veterinária também lembra que os donos de gatos são mais observadores, pesquisando mais sobre possíveis doenças que podem acometer os bichanos.