Proteção animal e conscientização

Por Portal Opinião Pública 26/09/2019 - 12:03 hs
Foto: Divulgação

 

A proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade, pois vai além do resgate do animal abandonado. A atuação dos protetores envolve a castração, preparação e encaminhamento de cães e gatos para adoção, conscientização a população sobre a posse responsável por meio das feiras de adoção, além da movimentação em busca de políticas públicas para o setor, como a participação em sessões e reuniões com representantes dos órgãos municipais envolvidos e apoiados pela política local.

O grande problema enfrentado pelos atuantes da causa, no entanto, é a transferência da responsabilidade, já que mesmo com o controle de zoonoses e as políticas de Saúde Pública - que auxiliam na conscientização sobre a posse responsável executadas pelo Poder Público - ainda é necessário realizar um trabalho maior de conscientização da população, que acaba por contribuir para o aumento das dificuldades no setor, uma vez que algumas pessoas abandonam os animais nas ruas com a intenção de que algum protetor assuma esta responsabilidade.

Mas a Prefeitura de Mauá continua não medindo esforços para a ampliação desta conscientização. Estamos buscando cada vez mais ferramentas para sermos modelo para outras cidades. A gerência de Zoonoses, em conjunto com a gerência de Bem Estar Animal e com os guerreiros protetores desta cidade, continuarão dando todo o apoio na causa animal.

Mauá já está sendo reconhecida como cidade protetora dos animais assim como idealizado pela administração.