Pesquisa indica que gatos são tão afetuosos com humanos quanto cães

Por Portal Opinião Pública 03/10/2019 - 14:07 hs
Foto: Divulgação
Pesquisa indica que gatos são tão afetuosos com humanos quanto cães
Apesar dos mitos, felinos podem demonstrar tanta afetividade com seus donos como os cães

 

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada na revista científica “Current Biology”, mostrou que os gatos podem ser tão afetuosos quanto os cães com os humanos, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar. De acordo com Krystin Vitale, da Universidade Estadual do Oregon e uma das responsáveis pelo teste, os felinos mostram ter flexibilidade social em relação aos humanos, assim como os cães, e que “a maioria dos gatos está ligada ao seu tutor e o usa como fonte de segurança em um ambiente novo”. As informações são do site da revista Galileu.

Na dinâmica do experimento, foram utilizados 38 gatos adultos, que passaram uma vez pelo teste, e 79 filhotes, que tiveram seus comportamentos estudados duas vezes. Além disso, 39 destes filhotes realizaram um treinamento de socialização de seis semanas.

Durante a pesquisa, os cientistas analisaram como os felinos lidavam com seus donos em um ambiente estranho, categorizando-os entre afetuosos ou inseguros. Para determinar se o animal estava inseguro ou não, os pesquisadores observaram se ele apresentava sinais de estresse ou se passava a evitar o tutor. No teste, após entrar na sala, o tutor do felino sentava em um círculo desenhado no chão e esperava que o animal também entrasse no circulo para poder interagir com ele. Depois de dois minutos, o humano saía da sala e deixava o gato sozinho, retornando depois de mais dois minutos, sentando novamente no circulo.

Segundo os resultados, entre os 79 filhotes, nove não se encaixaram em nenhuma das duas classificações. Do restante, 64,3% se mostraram afetuosos enquanto 35,7% foram apontados como inseguros. Entre os gatos adultos, o percentual foi semelhante, com 65,8% mostrando afeto ao seu tutor e 34,2% demonstrando insegurança.