Dia do professor: Unicesumar reconhece e estimula docência com cursos gratuitos

Por Portal Opinião Pública 17/10/2019 - 13:55 hs
Foto: Divulgação / Internet

 

Até o dia 30 de outubro, qualquer professor poderá se inscrever na página da Campanha e fazer cinco diferentes cursos sem custo ou obter bolsa de até 50% para graduação ou pós-graduação

– “Vou dar uma advertência no meio da sua cara”.

– “Vou botar fogo em você se passar mais tarefa”.

Estas são frases reais, ditas por adolescentes reais, em salas de aula reais e que provocam reflexões sobre a violência contra professores em todo o Brasil. Elas são apenas uma amostra do desrespeito ao professor e contribuem para índices cada vez maiores de abandono da profissão. 

Este cenário coloca o Brasil na lanterna do ranking de países que valorizam os professores. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de agressões contra docentes. Na maior capital do país, São Paulo, um levantamento feito pela GloboNews apontou que o número de agressões a professores cresceu 73% em 2018, se comparado ao ano anterior. Como reflexo, apenas 2,4% dos jovens no Brasil querem ser professores, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2017. 

Para reverter esta realidade e fomentar a valorização dos professores, a Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de educação do Brasil, criou a campanha ”Heróis da Educação” e está oferecendo cinco diferentes cursos livres gratuitos, além de bolsas de até 50% em cursos de graduação e pós-graduação para professores. A partir desta terça-feira (15) e até o dia 30 de outubro, qualquer professor poderá fazer sua inscrição por meio do site www.heroisdaeducacao.com.br. 

O público-alvo da campanha são os atuais e futuros professores, mas seu objetivo é o de provocar uma reflexão em toda a sociedade sobre a desvalorização desses profissionais. “Como instituição de ensino e formadora de professores, entendemos ser essencial disponibilizar opções que estimulem a capacitação e a permanência nesta nobre profissão. Afinal, são eles os responsáveis por formar todos os profissionais do futuro e, sendo assim, merecem todo o respeito”, explica Janes Fidélis Tomelin, pró-reitor de Educação a Distância da Unicesumar. 

Os cursos livres ofertados gratuitamente são: “Adolescência e suas características psicossociais”, “Afetividade no ambiente escolar e familiar”, “Libras”, “Neurodidática” e “O Pedagogo e suas competências” e, ao concluir as horas de aulas, o docente será certificado pela instituição e poderá usar as opções para desenvolvimento e aperfeiçoamento interpessoal e profissional. 

Os cursos livres ofertados gratuitamente são “Adolescência e suas características psicossociais”, “Afetividade no ambiente escolar e familiar”, “Libras”, “Neurodidática” e “O Pedagogo e suas competências”. Os cursos possuem 40 horas aulas e são certificados pela Unicesumar. 

A campanha

A campanha “Heróis da Educação” reconhece e coloca os professores como atores fundamentais para a transformação de um país. Por meio da reflexão, a Unicesumar homenageia estes profissionais que, mesmo diante do pior cenário, ainda insistem em seguir por este caminho. A ação também é uma crítica à cultura brasileira da falta de respeito ao professor em sala de aula.  E a homenagem vem em forma de incentivo: a capacitação para reconhecer todo o esforço e motivá-los a seguir, sempre, em frente. 

Tiago Stachon, diretor-executivo de Marketing da EAD Unicesumar, explica que existe uma verdade sobre o trabalho do professor: o conhecimento que ele repassa em sala de aula não acaba ali. “Valorizar um professor é reconhecer que o trabalho que ele faz ultrapassa os limites da sala de aula e está presente nas conquistas do futuro médico, advogado, bombeiro, arquiteto e tudo aquilo que o estudante quiser ser”, destaca. 

Partindo dessa premissa, um dos filmes, o primeiro, traz a professora Maria do Rosário entrando em cena. Ela construiu 30 prédios, contribuiu com estudos sobre a cura de Alzheimer, conquistou uma copa do mundo de futebol, fundou uma ONG que ajuda pessoas em situação de rua. E tudo isso, sem sair da sala de aula. Ela é professora há 35 anos. “O que nós queremos mostrar é que, por trás de grandes cientistas, programadores, engenheiros, atletas, empreendedores, jornalistas, existem grandes professores”, reforça Stachon. 

A campanha acontece de forma integrada nos meios on e off-line. A produção é da Mirum e o lançamento acontece em rede nacional, nas emissoras Globo, SBT e Recod. A estratégia também contempla veiculações em cinemas das principais capitais do Brasil. Entre o lançamento e a sustentação, a campanha terá duração de 15 dias. O investimento será de um milhão de reais em mídia e 20 milhões em bolsas de estudo. 

Assista os vídeos na página: www.heroisdaeducacao.com.br e também nas redes sociais da Unicesumar Youtube e Facebook.