Centro de Zoonoses. Vamos saber o que é?

Por Portal Opinião Pública 07/11/2019 - 10:57 hs
Foto: Divulgação

Centro de Zoonoses é um órgão criado pelo governo,  vinculado a secretaria de Saúde, para garantir o bem estar de animais e da população, agindo no controle das zoonoses (doenças que são transmitidas de animais para humanos) e na prevenção de epidemias. Popularmente são conhecidos por "Canil" ou "Carrocinha". 

Vamos desmistificar isso?  

Conhecido como vilão dos cãezinhos relatados em filmes e desenhos, por prendê-los em celas e condená-los a morte, o conceito de bem estar animal  mudou muito a metodologia dos centros de zoonoses. As unidades presentes em todo o país contam com legislações amplamente discutidas com ONGs de proteção animal, protetores e amantes da causa em busca de consenso entre o direito a vida e a vigilância a saúde.

As unidades contam com treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos (como morcegos, pombos, ratos, abelhas, mosquitos, entre outros transmissores  de Zoonoses) seja feito. O objetivo principal é o de impedir a propagação de Zoonoses, doenças que incluem a raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose, leishmaniose e até a dengue, além da implementação de bem estar animal com adoção de animais como cães e gatos. Neste caso, os animaizinhos disponíveis contam com a vantagem de já estarem vacinados, vermífugados e castrados. 

Quais são as ações do centro de zoonoses? 

- Inspeção zoosanitária: tem como objetivo, com base nas solicitações dos munícipes, averiguar os problemas envolvendo a população animal, como denúncias de vigilância a saúde envolvendo animais, alojamentos impróprios de ordem sanitária, infestações de animais sinantrópicos; 

- Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos: controle e averiguação nos casos de transmissão de zoonoses por estes animais onde se inclui ratos, pombos, cobras, morcegos, carrapatos, aranhas e escorpiões; 

- Vacinação antirrábica: direcionada para cães e gatos, a vacinação impede que a raiva seja contraída pelos animais e transmitida ao homem; 

- Controle da Dengue: identificação com uma propensão maior para o surgimento do mosquito transmissor. São feitas visitas casa a casa de moradores para averiguar a presença de condições para o desenvolvimento  de larvas do mosquito Aedes aegypti e eliminação dos possíveis criadouros, além de pontos estratégicos em empresas e órgãos públicos; 

- Castração: são realizadas aqui em Mauá em parceria com a gerência de bem estar animal, da Secretaria de Meio Ambiente, no programa de castração de cães e gatos para diminuição dos animais de rua e promoção de bem estar animal.  

É isso aí pessoal esperamos ter esclarecido um pouco mais a importância do centro de zoonoses na sua vida e em nossa cidade. Até a próxima. 

Rogério Lopes - Chefe da Gerência de Zoonoses de Mauá, presidente do Instituto Apoio Brasil e da Acaapesp (Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores do Estado de São Paulo)