Cachorra aprender a “falar” com ajuda de teclado adaptado

Por Portal Opinião Pública 14/11/2019 - 12:24 hs
Foto: Reprodução / Instagram
Cachorra aprender a “falar” com ajuda de teclado adaptado
Stella já consegue

 

A fonoaudióloga Christina Hunger, de 26 anos, está vivendo uma experiência inusitada com sua cachorra, Stella. Moradora de San Diego, na Califórnia, Christina está ensinando o pet a se comunicar com ela e outros humanos por meio de um teclado adaptado, que reproduz palavras utilizadas no cotidiano. Segundo a fonoaudióloga, Stella já consegue utilizar 29 palavras diferentes e, aos poucos, vem aprendendo a utilizar combinações para criar frases simples.

Em entrevista à revista norte-americana “People”, Christina contou que decidiu testar o uso do teclado com Stella ainda quando a cachorrinha, uma mistura de “Catahoula” e “Boiadeiro Australiano”, tinha apenas oito semanas de vida. Segundo ela, o mesmo método é utilizado para ensinar crianças a falar. E desde então, os resultados têm a surpreendido constantemente. A fonoaudióloga até mesmo criou um perfil no Instagram (@hunger4words) onde registra a evolução de Stella no uso do teclado. O perfil já tem quase 400 mil seguidores.

Entre as palavras mais utilizadas por Stella no dispositivo – onde ela precisa apertar um botão para reproduzir determinada expressão, estão “outside” (fora), “eat” (comer), “play” (brincar) e “ball” (bola).

Ainda segundo Christina, a palavra mais utilizada pela cachorra é “outside”, indicando que quer ir brincar na parte externa da casa. Em uma das interações, entretanto, Stella já disse que queria comer e depois brincar, apertando os botões que reproduziam as palavras “want” (quero), “eat” e “play”. Em outro momento, a cadela demonstrou afeto pelo namorado da dona, chamado Jake. De acordo com Christina, Stella apertou os botões “want”, “Jake” e “come” (vir).

A fonoaudióloga contou ainda que o nível de aprendizado de Stella chegou a um patamar tão alto que, em determinado momento, ao ver que o botão “outside” não reproduzia a palavra, ela apertou o botão “help” do teclado, para pedir ajuda. Para Christina, o nível de conversação de Stella é semelhante ao de uma criança de dois anos.