Santa Casa de Mauá faz ações de conscientização sobre o câncer de próstata nas redes sociais

Por Portal Opinião Pública 19/11/2019 - 10:11 hs
Foto: Reprodução / Internet

 

O tumor de próstata é o segundo mais frequente no homem, após o câncer de pele e também o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina com índices de 13,4%, sendo que o primeiro, o de pulmão, tem índices de 14%. Por isso, quando diagnosticado precocemente, é possível definir o tratamento mais efetivo e elevar consideravelmente os índices de cura.

Como forma de conscientizar os homens sobre a doença, o Hospital Santa Casa de Mauá entrou na Campanha Novembro Azul e está postando nas suas redes sociais, várias dicas de prevenção e orientações –  acesse https://santacasamaua.org.br/

Segundo o oncologista Fernando Antônio Justo, é importante que a partir dos 40 anos, o homem realize periodicamente alguns exames, como o PSA (sanguíneo), toque retal e ultrassonografia, ao menos uma vez por ano. “Cerca de 10 a 20% dos tumores de próstata têm influência genética e 80% estão ligados a fatores externos que enfraquecem o órgão e suas defesas, como idade, alimentação incorreta e sedentarismo”, explica o especialista.

Para prevenir a doença é importante muita atividade física, alimentação equilibrada com pouca gordura, pouca massa branca e evitar condimentos e temperos fortes que contribuem para algumas mutações que geram tumores. “Excesso de gorduras no sangue dificulta a circulação e a chegada de linfócitos ao órgão, provocando sua mutação”, acrescenta o médico Fernando Antônio Justo, da Santa Casa de Mauá.