Semana de celebração e de luta

Por Portal Opinião Pública 21/11/2019 - 10:17 hs
Foto: Bruno Santos / Folhapress

 

Nesta semana, em que é celebrada a Consciência Negra, é necessário ressaltar o quão importante é a luta contra o racismo na sociedade. Vivemos dias em que é cada vez mais explícito o aumento nos casos de preconceito envolvendo negros nos mais variados setores. Veem-se comportamentos racistas nos esportes, no entretenimento, no ambiente profissional, nos momentos de lazer, enfim, em todos os lugares. E isso precisa acabar.

Por mais que muitas pessoas possam argumentar que haja uma evolução na luta e na conscientização em torno do combate ao racismo, ainda vemos que a situação está longe do ideal. O preconceito é algo tão enraizado em muitos meios que às vezes alguns indivíduos sequer percebem que estão sendo racistas ou emulando um comportamento que denigre a imagem dos negros. O racismo pode estar presente desde uma piada até no fato de não vermos a presença de negros em determinadas camadas da sociedade.

Claro que nem todos têm essa percepção, mais sentida por quem sofre na pele com o preconceito. Por isso, é muito importante a busca de um olhar diferente para essa questão, com mais empatia e compreensão, pois quem é vitima deste tipo de comportamento só quer ser respeitada e tratada de maneira igualitária aos demais.

Assim, é preciso tratar este como um momento de luta para evitar que os negros continuem sendo vistos com desdém e sendo julgados inferiores a outras raças. Além de celebrar a riquíssima cultura negra, que tem de ser enaltecida sempre que possível, ainda mais, durante uma semana em que há todo um foco em cima dela, a busca pela igualdade precisa ser uma pauta cada vez mais destacada e disseminada entre todos, pois o racismo não pode mais ser aceito ou tolerado em uma sociedade cada vez mais moderna.