Ativista da causa animal articula vinda de verba para compra de insumos de castração de animais em Mauá

Por Portal Opinião Pública 21/11/2019 - 10:36 hs

 

O deputado federal Ricardo Izar (PP-SP) encaminhou uma verba de R$ 40 mil, via Governo do Estado, para a compra de insumos de castração de animais em Mauá. Segundo o ofício 429/2019, protocolado pelo próprio parlamentar (imagem ao lado) no dia 21 de outubro, o recurso atende a um pedido da ativista da causa animal e ex-coordenadora da Gerência de Bem Estar Animal da cidade, Cristina Soto Espinosa.

Para Cristina, a verba chegará em boa hora para a cidade, uma vez que há a necessidade de criar boas condições para a execução de um programa sério de castrações de animais em Mauá.

No documento, o deputado Izar ainda salientou que era necessário enviar um plano de trabalho para o Sistema SANI - Sistema Integrado de Apoio a Gestão da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira da Secretaria Estadual da Saúde – via pela qual a Prefeitura da cidade envia a documentação para a obtenção do recurso.

Essa não é a primeira vez que Cristina participa de uma articulação para a conquista de verbas para a causa animal do município. No ano passado, ela e outras ativistas da cidade formularam uma petição pública em busca de verbas para a aquisição de um Castramóvel.

Na época, ela falou ao Jornal Opinião Pública que a possibilidade para o repasse de verbas no intuito de adquirir um equipamento deste porte surgiu em 2017, logo após o deputado viabilizar, junto ao Ministério da Saúde, uma rubrica específica que permitia aos parlamentares de todo o país destinarem recursos às suas regiões para a compra dos Castrasmóveis, via emenda parlamentar.

Ao todo, cerca de 130 municípios de São Paulo foram beneficiados com a iniciativa, sendo que na região do Grande ABC, Santo André e São Caetano do Sul foram contemplados com o mesmo benefício, além de Mauá. A verba disponibilizada na oportunidade foi de R$ 120 mil.

Entretanto, a homologação para a compra do equipamento foi publicada no Diário Oficial do município somente nesta segunda-feira (18), o que permite que o castramóvel esteja em pleno funcionamento no município somente após 30 dias da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para a aquisição da unidade.