Conheça a Pinacoteca Digital de Mauá

Por Portal Opinião Pública 27/11/2019 - 11:11 hs
Foto: Divulgação / PMM

 

Na localidade estão presentes muitas das produções artísticas a respeito da cidade ou aquelas que foram produzidas por artistas munícipes. Lá, também, há obras de artistas de outras cidades que de alguma forma chegaram até o município. O acervo é constituído por telas, esculturas, gravuras, documentos, rascunhos de processos artísticos, fotografias, entre outros.

Entre os artistas mauaenses destacam-se Mitsunaga, Hans Grudzinski, Aluísio dos Santos, Elvira Sumaco, Cássia e Naomi. Outros grandes nomes presentes na Pinacoteca são Lasar Segall, Tomie Ohtake, Luiz Sacilotto e Aldemir Martins.

Pinacoteca Digital

O projeto Pinacoteca Digital Mauá traz a junção de todo esse conhecimento em forma de site, possibilitando que a informação e o conteúdo sejam dissipados entre diversas pessoas de diferentes localidades. Dessa forma, criar um portal permite que as obras e o repertório de produção artística locais sejam vistos de forma mais ampla, expansiva e acessível.

Assim, o site tem como finalidade a preservação da memória da cidade de Mauá, de modo a resguardar o patrimônio digital da Pinacoteca. Os quadros de pintores nacionais e internacionais e o acervo permanente, focado na arte nacional ou da região, estarão disponíveis para o público geral.

Serviço

A Pinacoteca de Mauá surgiu por meio do decreto 6.501, em 28 de novembro de 2003. O local foi inaugurado em 08 de dezembro do mesmo ano e é responsável por todas as obras de arte e documentos históricos pertencentes ao município de Mauá.           

Horário de funcionamento: das 9 às 18h

Telefone para contato: (11) 4512-7480

Endereço: Rua Gabriel Marques, número 353 – Vila Noemia, Mauá – SP (CEP: 09370-575)