Projeto “Dentista Amigo” atende 97 pessoas no Jardim Zaira, em Mauá

Por Portal Opinião Pública 28/11/2019 - 13:14 hs
Foto: Divulgação
Projeto “Dentista Amigo” atende 97 pessoas no Jardim Zaira, em Mauá
Grupo de dentistas atendeu moradores do Jardim Zaíra

 

O feriado do “Dia da Consciência Negra” teve uma novidade para os moradores da região do Macuco, no Jardim Zaíra. Isso porque cinco dentistas ligados ao projeto “Dentista Amigo” realizaram atendimentos gratuitos para crianças e adultos do bairro na Escola Municipal Herbert de Souza, na Rua D. Emílio Scarpo. Ao todo, 97 pessoas foram atendidas pelos especialistas em saúde bucal. A iniciativa foi organizada pelo dentista mauaense Luiz Cuer – morador do bairro – e contou com o apoio dos munícipes.

De acordo com Cuer, cinco dentistas ficaram responsáveis por fazer os atendimentos na parte da manhã, enquanto no período vespertino quatro profissionais realizaram as consultas com a população. O dentista destacou ainda a boa presença dos populares, ressaltando que a iniciativa recebeu total apoio dos moradores da região. Além disso, a diretora da Escola Municipal Herbert de Souza enviou convites para a ação nos cadernos dos alunos.

Além de passarem por uma avaliação odontológica, os pacientes receberam kits para cuidar da higiene bucal, fruto da parceria entre o projeto e a marca Colgate.

A ideia inicial era focar o atendimento em mulheres que tivessem sido vítimas de algum tipo de violência, seja doméstica, sexual ou psicológica, e crianças de dois a 12 anos. Porém, Cuer ressaltou que alguns adultos tiveram a chance de passar por uma consulta também. Segundo ressaltou Cuer, dias antes da ação, a ideia era “trazer um impacto positivo para nossa comunidade, que tanto precisa de um olhar mais atencioso”. 

Palestra e novas visitas à cidade 

A ação deste feriado, porém, não foi a única a ser realizada em Mauá. No último sábado (23), o projeto esteve na escola estadual Jardim Zaíra VII, localizada na Rua Saturnino João da Silva, para a realização de uma palestra voltada ao público infantil sobre a importância de se manter uma boa higiene bucal. Além disso, ainda segundo Luiz Cuer, o projeto “Dentista Amigo” deverá realizar uma nova visita à cidade ainda neste ano, no Jardim Oratório. A ideia é que as consultas sejam realizadas pouco antes do Natal.