Mauá chega aos 65 anos com diversas inaugurações para população

Por Portal Opinião Pública 05/12/2019 - 09:33 hs
Foto: Roberto Mourão - PMM / Divulgação
Mauá chega aos 65 anos com diversas inaugurações para população
Desde seu retorno ao Paço, Atila retomou programas e já lançou novidades para a população

 

Prestes a completar 65 anos neste domingo (8), Mauá chega ao fim do ano com calendário repleto de inaugurações e retomada de serviços. Segundo o prefeito Atila Jacomussi (PSB), as ações contemplam melhorias nos atendimentos em diversos setores, como Saúde, Segurança Pública, Educação, Esportes e Lazer, Transporte Público, além de avanços nos serviços de zeladoria.

Grande parte destas iniciativas foram retomadas com a volta de Atila à Prefeitura em setembro, após o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatar, por três votos a zero, o recurso contra a cassação de seu mandato aprovado em abril pela da Câmara Municipal. O socialista recorda que ao assumir o Paço, a vice-prefeita Alaíde Damo não deu continuidade aos programas de governo, resultando na interrupção de diversos programas. “Confesso que tenho um sentimento pessoal de revanche, contra todas as injustiças e perseguições. Quero provar ao povo de Mauá que mereço o voto de confiança que me foi dado”, disse.

Abaixo, listamos as ações que já foram iniciadas e as que estão previstas para acontecer na cidade nas próximas semanas. 

Saúde 

Em um dos segmentos mais delicados junto à população, a gestão Atila já iniciou suas ações em novembro, ao conseguir junto ao governador João Doria (PSDB) a vinda da “Carreta da Mamografia”, que esteve por dez dias na Praça 22 de Novembro, região central da cidade, para exames de detecção ao câncer de mama. Já neste mês, os atendimentos acontecerão nas “Carretas da Saúde”, unidades que visam desafogar as filas para consultas de clínicos gerais, dentistas, oftalmologistas e outras especialistas na cidade. Além disso, o Paço já deu o pontapé ao “Trailer da Saúde”, equipamento que esteve no Jardim Zaíra e faz os atendimentos preliminares às “Carretas da Saúde”. Os serviços da unidade estão previstos para o Jardim Feital (até o dia 8), Parque das Américas (10 a 15/12), Jardim Itapeva (17 a 19/12) e Jardim Itapark (20 e 22/12), das 8h às 20h.

A distribuição de medicamentos também está sendo revista no momento. Segundo a atual gestão, foi herdado da gestão interina aproximadamente 30% da capacidade total de estoque no almoxarifado central. A perspectiva é de que esse percentual chegue a 70% em dezembro e 100% em março de 2020. Atila entregará ainda, durante o mês, o novo CER (Centro Especializado de Reabilitação) IV, na Vila Magini, com espaço ampliado para atender mais pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.

Já para o primeiro trimestre de 2020, o prefeito assinará o novo convênio com a Santa Casa de Mauá, para que a população volte a ter atendimentos gratuitos na maternidade, além de realização de exames para mamografia, ultrassom, e ampliação de novos serviços de hemodiálise e cateterismo. Atila espera ainda entregar até março a nova maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e o centro de parto normal no quarto andar do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, além da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Feital, com espaço reformado e equipamentos mais modernos. 

Segurança

Para a Segurança Pública, Atila retomou a “Operação Ponto Seguro”, que consiste na presença de uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) em pontos de ônibus variados pela cidade onde há maiores incidências de roubo entre as 5h30 e às 8h e entre 21h e meia-noite. Ações como as operações “Bairro Seguro”, que conta com bloqueios dos agentes em saídas da cidade a fim de coibir a fuga de suspeitos, e “Tolerância Zero”, cuja finalidade é dar fim aos pancadões seguem sendo executadas.

A atual gestão também adquiriu novos coletes, viaturas e armamentos aos guardas municipais e inaugurou a base da Romu (Ronda Ostensiva Municipal Urbana), na Rua Carlos Spera, 484, no Jardim Sônia Maria. Ainda neste ano, Mauá receberá a 3ª Companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar, no eixo da Avenida Barão de Mauá, e o CCO (Centro de Controle Operacional), base da comunicação da GCM, Defesa Civil, Trânsito, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e monitoramento de espaços públicos. 

Causa Animal

Uma das grandes novidades para a causa animal será a inauguração da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Animal a partir da próxima semana, fazendo de Mauá a primeira cidade paulista a abrigar esse tipo de unidade, que contará com estrutura clínica para atendimentos de baixa complexidade em cães e gatos. O equipamento estará situado na Rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina, atendendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Além disso, a Kombi de Bem-Estar Animal retomou suas atividades e percorreu, em novembro, as unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Oratório e Vila Feital, fazendo 148 consultas de cães e gatos; o veículo se deslocará a outros pontos da cidade. 

Transporte Coletivo

Em outubro, Atila e a Suzantur entregaram 53 novos ônibus para a cidade, sendo 43 modelos midis (micrões) e dez convencionais. Os coletivos contam com sistema de climatização, carregadores USB e seguem as atuais normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os veículos se somam a outros 100 entregues em 2017, o que deixa a frota de Mauá com idade média de 1,6 ano, por meio de 153 ônibus recém-adquiridos. 

Educação

Desde setembro, foram geradas 480 novas vagas em creches em Mauá, com as entregas das escolas municipais Geovane Oliveira Lacerda Costa (Parque das Américas) e Jonathan Gomes de Lima Pitondo (Jardim Maringá). A expectativa do governo é ampliar a oferta de vagas em creches para 2020, além da entrega dos novos uniformes e kits escolares para o próximo ano letivo.

O prefeito também entregou ao Legislativo o novo Estatuto do Magistério, que não era revisado desde 2007, valorizando professores, ADEIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e AAEIs (Auxiliares de Apoio de Educação Inclusiva), além de valorização das merendeiras. 

Redução do esgoto

O prefeito assinou o decreto 8.606, já publicado no Diário Oficial, que determina a redução de até 20% das tarifas de esgoto a partir de janeiro de 2020. As faixas residências e comerciais não terão mais a disparidade em relação aos valores da água, enquanto que o reajuste geral será de 2,89%, inferior à expectativa de inflação de 3,33% para 2019. As cobranças vigentes prejudicam principalmente a população mais carente, que pagava mais caro pelo esgoto do que a água. 

Sabesp

Nas últimas semanas, Atila acelerou as negociações pela concessão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) por 40 anos nos serviços de abastecimento de água, em busca de uma solução para sanar o problema da falta de água, uma das maiores reclamações da população mauaense. A projeção é de que a empresa possa investir, no período, mais de R$ 219 milhões na modernização de toda a rede e, de quebra, liquide um passivo gerado desde a década de 1990, que chega a quase R$ 3 bilhões. O prefeito assegurou ainda que os funcionários da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) permanecerão com seus postos de trabalho. 

Café do Trabalhador

Localizado no Terminal Central de Mauá, o Café do Trabalhador foi reaberto nesta quarta-feira (4), às 5h30. O serviço oferece diferentes tipos de pães e bebidas com leite, de segunda a sexta-feira, das, 5h30 às 7h, para os usuários que passam pelo terminal. “Temos um carinho muito especial com os trabalhadores de nossa cidade, que acorda cedo e sai para o trabalho, muitas vezes sem ter a primeira refeição do dia, para garantir o prato de comida para a sua família”, disse o prefeito. 

Pavimenta Mauá e Pintou Limpeza

Até o final deste ano, o “Pavimenta Mauá”, retomado logo após a volta de Atila ao Paço, espera dar nova cara a 30 vias pela cidade. Somente no Jardim Zaíra, foram pavimentadas a Avenida João Aragão, Rua Marcelina, Rua Itália Bagnara Lourenção, Rua Eduardo Machado, além da nova interligação entre a Rua Manoel Alves Ferreira e a Avenida Cidade de Mauá.

Já o “Pintou Limpeza”, também segue a mesma linha e, desde outubro, passou por diversos bairros com os serviços de capinagem, cata-bagulho, tapa-buraco, sinalização e tantas outras ações para o bem-estar da população. Alguns dos bairros contemplados foram Jardim Zaíra, Luzitano, Elizabeth, Itapeva, Esperança, Santista, Adelina, Canadá e outros. 

Lei de cotas para negros e pardos

Mauá é a primeira cidade do ABC a criar proposta de lei de cotas para negros e pardos em concursos públicos municipais, reservando 20% das vagas. A medida de inclusão social serve para combater à desigualdade social e ao preconceito. Essa é uma reparação histórica que o município faz à comunidade negra, que merece todo o respeito. Que esta atitude seja exemplo para outras cidades e incentive toda a região a fazer o mesmo.