Professor Betinho é pré-candidato a prefeito e afirma que Mauá busca um novo caminho

Por Portal Opinião Pública 12/12/2019 - 09:47 hs
Foto: Divulgação
Professor Betinho é pré-candidato a prefeito e afirma que Mauá busca um novo caminho
Atuação como vereador durante três mandatos trouxe uma experiência importante

 

Atualmente em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Mauá, o vereador Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho (DC), está pronto para alçar voos maiores a partir de 2020. Nesta terça-feira (10), o parlamentar declarou, durante a sessão ordinária do Legislativo mauaense, que será um dos pré-candidatos ao Paço no pleito do próximo ano.

Professor desde 1990, pedagogo e pós-graduado em Educação, Betinho está na vida pública desde o início da década de 1990, quando ainda era militante. Nesse período, participou de cinco eleições municipais, sendo suplente em duas oportunidades e integrando a Casa de Leis desde 2008, sempre filiado ao mesmo partido, o Democracia Cristã (DC), onde está há 15 anos.

No entanto, Professor Betinho acredita que agora pode contribuir de maneira mais eficaz com o debate político e ser uma nova opção para os mauaenses, frisando a necessidade de buscar o desenvolvimento econômico da cidade e a gestão com responsabilidade. Em entrevista exclusiva ao Jornal Opinião Pública, o vereador falou sobre seus objetivos e ideias para que Mauá possa crescer e explorar todo seu potencial. 

Jornal Opinião Pública – Como você encara essa chance de ser pré-candidato a Prefeitura de Mauá? 

Professor Betinho - Estou não só motivado, mas com muita vontade de implementar um projeto novo, democrático, na cidade de Mauá. 

JOP – E sendo essa a primeira vez em que você se coloca como pré-candidato à Prefeitura, quais desafios você entende que enfrentará neste processo? 

PB – O primeiro desafio é que teremos 100 dias para transmitir nosso projeto para o máximo de pessoas possível, colocando nossas ideias do que pensamos para organizar Mauá. Precisamos ter um projeto de responsabilidade, a começar por organizar a máquina administrativa. Vamos conversar com muitas lideranças em todos os segmentos, político, empresarial, comerciantes, professores, lideranças comunitárias... vamos tentar passar para essas pessoas o que pensamos de projeto para que possamos fazer Mauá respirar. 

JOP – A ideia para sua pré-candidatura surgiu como? 

PB – Surgiu da própria população, que tem me encontrado e falado que Mauá precisa de um novo caminho. Tanto que concordamos com isso. Mauá precisa de um caminho novo e responsável, porque a cidade só tende a crescer e se desenvolver. Então é a população mesmo que tem colocado essa semente no meu coração e na minha cabeça, assim como algumas lideranças políticas que me disseram que tenho um bom perfil para ser um gestor para a cidade. 

JOP - Sendo professor, pedagogo e pós-graduado em Educação, acredito que essa seja uma de suas prioridades. O que você acha que pode ser mudado e melhorado neste setor em Mauá? 

PB – A primeira coisa é ter a responsabilidade de destinar todo o recurso da educação para a área. Vemos que muitos prefeitos têm as contas rejeitadas, inclusive o atual, já que chegou uma recomendação do Tribunal de Contas falando que ele não está aplicando os recursos da educação como deveria. A segunda coisa é saber os problemas (do setor). Hoje, tenho certeza de que o prefeito não sabe qual é a demanda de creches reprimidas em Mauá. E agora, com a aprovação do Estatuto do Magistério, com o qual eu tive o prazer de votar e colaborar, foi um pequeno passo para melhorar a qualidade de vida dos professores. E o professor feliz, trabalhando com ânimo e vontade, fará com que os alunos tenham aulas melhores. Então, temos que saber as demandas de creches reprimidas, criar um sistema de parceria público-privada para suprir essa demanda, porque não adianta só fazer a escola, ela precisa ser mantida. O meu projeto para a Educação é garantir que toda a criança tenha o direito de estudar. 

JOP – E você enxerga outros setores como prioritários? 

PB – Com certeza temos os pilares básicos de toda cidade: Saúde, Segurança e Educação. Digo que Mauá é um diamante bruto dentro do Grande ABC, que precisa ser lapidado. Poucas cidades têm o potencial de desenvolvimento que Mauá tem. E achamos que o desenvolvimento econômico tem de ser prioridade na administração. 

JOP – Você também é muito atuante na causa animal. Como você trabalharia essa área? 

PB – A pauta da defesa animal é permanente em nosso mandato, sempre foi e sempre será. Temos que criar atendimento para os animais da cidade e, principalmente, fazer um trabalho educativo com as crianças para que elas cresçam e saibam que o animal é um ser vivo e não pode ser abandonado. Queremos ensinar isso para o adulto, para o idoso, mas principalmente para as crianças. Meus projetos para a causa animal não passam apenas pelo atendimento clínico, mas pela conscientização. E também tenho como pilar da minha pré-campanha zerar o número de animais depositados no Centro de Controle de Zoonoses, com campanhas de conscientização e de adoção em feiras. 

JOP – Como você vê o atual cenário político de Mauá, após tantos problemas vistos recentemente? 

PB – Mauá tem um campo muito aberto mediante a história nos últimos 20 anos. Tivemos uma candidatura que foi impedida no início dos anos 2000, tivemos prefeitos interinos, processos turbulentos, como hoje. Quando entra e sai um prefeito, a cidade toda sofre, a gestão toda é paralisada e isso gera um desserviço para a cidade. Acho que Mauá precisa ter vários debates políticos para que a população tenha opções de escolher seu próximo gestor. As candidaturas são legitimas e importantes para que a população possa analisar e espero que todos tenham as mesmas possibilidades. 

JOP – E para encerrarmos, como sua experiência na Câmara poderá contribuir durante sua pré-campanha? 

PB – Estamos iniciando um período de discussões no partido. É uma pré-campanha e queremos conversar com a população em 100 dias, para ouvir os anseios da cidade. Como vereador, nesses três mandatos, foi muito produtivo. Tenho certeza que fui um parlamentar que colaborou com a cidade, deixei muitos projetos importantes, ocupei praticamente quase todos os cargos dentro da Câmara, inclusive a presidência por um período temporário, fui vice-presidente, secretário, hoje faço parte das comissões... como vereador contribui muito com a cidade.