Que tenhamos um 2020 melhor

Por Portal Opinião Pública 19/12/2019 - 10:52 hs
Foto: Reprodução / Internet

 

2019 foi um ano bastante complicado para muita gente. Porém, com ele quase no final, é hora de renovar as esperanças e o espírito para encarar 2020 e tentar fazer dos próximos doze meses um ano melhor para todos.

Entendo que muitas vezes não temos um ano tão favorável por diversos fatores que não estão sob nosso controle. Porém, é sempre importante fazermos a nossa parte para colaborar com não apenas conosco, mas com o coletivo, as pessoas que nos cercam. E como isso pode ser feito: por meio de boas ações.

Não, esse não é somente um papo inspirado pelo espírito natalino que aflora nessa época do ano. Ter uma boa conduta e ações positivas é um primeiro passo para que nós tenhamos bons momentos, especialmente em períodos tão difíceis. Inclusive, diversos problemas que atormentam a vida de milhares de pessoas atualmente se devem, em partes, a comportamentos egoístas ou que não tenham o mínimo de empatia para com o próximo. Aliás, atitudes empáticas – que tomamos ao nos colocar no lugar de terceiros – são cada vez mais necessárias em um mundo mais e mais individualista, onde só importa aquilo o que pensamos e não o bem-estar comum.

Por isso, precisamos fazer nossa parte e buscar sempre auxiliar ao próximo naquilo que estiver ao nosso alcance, atuando de forma honesta e sem pensar em benefícios próprios, afinal, existe uma velha máxima de que diz ‘gentileza gera gentileza’. Se pudermos reproduzir esse ditado em 2020, certamente teremos um ano bem mais positivo do que foi esse 2019.