É fogo

Por Portal Opinião Pública 16/01/2020 - 10:42 hs
Foto: ag

 

Dezenas de pessoas mortas, centenas de casas destruídas, milhares de animais mortos e um território gigantesco completamente afetado. Os incêndios que estão atingindo a Austrália, neste momento, têm deixado um saldo extremamente negativo para o país e causam preocupação mundo afora.

A distante (para nós) nação localizada na Oceania tem um histórico de sofrer com queimadas, especialmente no período de verão, estação atual em todo o hemisfério sul. Em boa parte do território australiano, segundo especialistas, há incidências constantes de incêndios, que podem ser causados por diversos fatores. Aliás, até parte da vegetação local está adaptada ao fogo, por esse fenômeno ser tão constante. Porém, os atuais incêndios vão além daquilo que era considerado normal. E por isso há tanta preocupação e esforços para evitar que o fogo siga se alastrando e causando mais problemas.

Entretanto, olhando para o futuro, as queimadas na Austrália estão trazendo um recado tão assustador quanto suas atuais consequências. Isso porque para muitos pesquisadores e cientistas, as mudanças climáticas terão papel fundamental no surgimento de incêndios mais severos e com maior frequência no país, o que é uma péssima notícia para os australianos e para o mundo de maneira geral.

Ainda que os movimentos que lutam pela preservação ambiental tenham crescido bastante nos últimos tempos, uma vez que mais pessoas percebem o péssimo caminho pelo qual o mundo vai se enveredando em relação a esse tema, existem também as pessoas que não dão a devida atenção a isso, muitas delas teimando em não acreditar naquilo que chamam de “exagero”. E isso é um perigo, já que quem não crê nesta situação, pouco fará para previni-la, podendo colocar em risco o futuro de todos.

Os incêndios australianos são mais um lembrete de o quão importante é cuidarmos do meio ambiente, pois caso contrário, tragédias que afetam a vida de todos seguirão sendo cada vez mais comuns.