Aumento nos casos de dengue em Mauá chega a 4120% em 2019

Por Portal Opinião Pública 23/01/2020 - 10:14 hs
Foto: Reprodução / Internet

 

Um levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde mostrou que, durante 2019, houve um aumento expressivo nos casos de dengue em várias regiões do Brasil. De acordo com os dados da pasta, 1.544.987 ocorrências foram confirmadas ao longo do último ano, o que representa um crescimento de 488% em relação aos casos registrados em 2018. Já em Mauá, o surto da doença foi ainda maior, com o crescimento de 4120% na incidência de dengue em relação ao ano anterior, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município.

Entretanto, algumas campanhas de conscientização sobre o tema têm sido realizadas pela BRK Ambiental, empresa concessionária dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Mauá, como forma de alertar a população. E um dos focos destas ações recai sobre a importância que o serviço de saneamento básico tem no combate a dengue.

Segundo a empresa, a maneira mais eficiente de combater a doença é eliminar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – que além de transmitir a dengue, é responsável por espalhar a zika e a chikungunya, doenças que também registraram maior incidência durante 2018 – acabando com os ambientes que facilitam sua reprodução. Assim, o saneamento básico se torna um contribuinte essencial para o sucesso deste tipo de ação, pois sem ele, as chances de cidades terem surtos de dengue são maiores, de acordo com a BRK Ambiental.

“O mosquito da dengue também pode se desenvolver na água suja, por isso é extremamente importante que a população tenha acesso à serviços de coleta de esgoto, para que esses resíduos não fiquem acumulados nas vias públicas servindo de criadouro”, explicou Bruno Gravatá, responsável pela área de Operações em Mauá, que completou dizendo que, além de diminuir o risco da proliferação do mosquito, o cuidado com o saneamento básico influencia na diminuição dos gastos com saúde. “Quando a população tem acesso a serviços de saneamento, há aumento na qualidade de vida, e ocorre também a diminuição de gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Porém, o cuidado com o saneamento básico não é a única forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, das doenças que ele transmite. Por isso, a BRK Ambiental tem utilizado os meios digitais para reforçar a importância de cada cidadão fazer sua parte no combate a dengue.

Constantemente, a empresa tem utilizado seus canais nas mídias digitais para transmitir dicas e orientações sobre ações simples que podem ter um grande impacto, como a fiscalização dos locais onde há o armazenamento constante de água potável, como as caixas d’água das residências, ou de locais que possam acumular água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de planta, etc. É importante lembrar que as melhores condições para a proliferação do mosquito aparecem nos meses chuvosos e quentes, por isso, a dengue é mais comum nesta época do ano.

Além das mídias sociais, a BRK Ambiental lançou o site https://busqueporprevencao.com.br, com dicas do Dr. Drauzio Varella, que podem ajudar as pessoas a se prevenirem em casa e na vizinhança.

A empresa também tem tratado do assunto com o público, nos primeiros meses do ano, durante as visitas abertas a Estação de Tratamento de Esgoto, abordando o tema junto a questões sobre o meio ambiente. Já para 2020, a expectativa é de que, a partir de maio, sejam realizadas ações nas ruas, apoiando a Vigilância Epidemiológica da cidade.

Em Mauá, atualmente a Estação de Tratamento de Esgoto trata mais de 50 milhões de litros de esgoto por dia e a cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 75% de tratamento.