Equipe de Bem-Estar Animal fecha canil clandestino em Mauá

Por Portal Opinião Pública 30/01/2020 - 08:55 hs
Foto: PMM / Divulgação
Equipe de Bem-Estar Animal fecha canil clandestino em Mauá
Cães resgatados esperam decisão da justiça para terem novos destinos

 

A ação teve participação da GCM e resgatou mais de dez cães que foram encaminhados para a UPAA 

A Prefeitura de Mauá informou que um canil clandestino foi descoberto e fechado na tarde da última sexta-feira (24) na cidade. Durante a ação, da qual participaram as equipes da Gerência de Bem-Estar Animal e da GCM (Guarda Civil Municipal), mais de dez cachorros das raças american bully e buldog francês foram resgatados e transportados para a UPAA (Unidade de Pronto Atendimento Animal) do município, onde estão se recuperando.

Segundo investigações preliminares, o canil era usado para reprodução de cachorros com o intuito de comercializá-los. Muitos dos animais apresentavam sinais de estresse e tinham machucados e mutilações estéticas; uma delas estava com prolapso vaginal. Além disso, o canil se encontrava em condições precárias, com fezes, urina, lodo e totalmente descoberto. Os animais estavam molhados, sujos e famintos.

Após a ação, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) elogiou, em suas redes sociais, o trabalho da equipe da causa animal e classificou as condições insalubres que os cães passavam como "falta de humanidade".

Atila destacou o trabalho da equipe da Gerência de Bem-Estar Animal, ao falar de "dedicação" e "amor" à causa. "Em Mauá, não toleramos canis clandestinos e maus-tratos aos animais, por isso, combatemos sem descanso essa grande maldade, e falta de amor e humanidade. Então, faço um pedido de coração a você: não compre animais, não ajude a financiar esse crime. Quem ama, adota", disse.

A equipe de Bem-Estar Animal, junto aos agentes da GCM, conduziu o responsável pelo canil até a DICMA (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente), em Santo André, onde houve o registro do boletim de ocorrência. O nome do responsável não foi divulgado. A perícia policial esteve no local e os cães foram recolhidos para atendimento veterinário na UPAA e aguardarão uma decisão judicial para definir seus destinos.