Medidas simples, prevenção máxima

Por Portal Opinião Pública 06/02/2020 - 10:43 hs
Foto: re

 

Assunto do momento em todo o mundo, o rápido alastramento do coronavírus liga um grande sinal de alerta, principalmente no que se refere aos hábitos de higiene que temos no cotidiano. Afinal, prevenir é sempre o melhor caminho para evitarmos grandes problemas no futuro.

Embora o Brasil ainda não tenha registrado nenhum caso da doença – grande parte dos episódios de suspeita foram descartados nos últimos dias – e o nível de atenção de todos esteja lá em cima, graças a periculosidade que tal endemia poderia causar em um país tão populoso como o nosso, é sempre importante buscar maneiras de alertar a população para que ela possa adotar medidas de prevenção, a fim de não facilitar.

E neste caso, a adoção de medidas simples é um caminho extremamente útil para mostrar como a prevenção pode nos ajudar. A higienização das mãos de forma periódica com álcool em gel ou água e sabão, a não ida a lugares onde há muita aglomeração ou ambientes fechados, a manutenção das janelas de casa, do carro ou do transporte público sempre abertas para melhorar a circulação do ar, e até mesmo o uso de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, são ações simples, porém, fundamentais para a contenção de várias doenças, desde um simples resfriado até mesmo o coronavírus, caso ele chegue ao país.

Por isso, é sempre importante ficar atento a esses hábitos e também alertar as pessoas próximas sobre sua adoção, pois mesmo que esses gestos ainda sejam pequenos, podem evitar grandes dores de cabeça. Literalmente.