Esforço coletivo garante bom funcionamento do sistema de esgoto

Por Portal Opinião Pública 06/02/2020 - 10:56 hs
Foto: Divulgação
Esforço coletivo garante bom funcionamento do sistema de esgoto
Resúdos sólidos são os materiais mais encontrados durante limpeza das redes de esgoto em Mauá

 

Medidas como descarte correto de resíduos ajudam a evitar problemas com a rede de esgoto 

O bom funcionamento dos sistemas de coleta, afastamento e tratamento dos esgotos gerados diariamente em nossas casas evitam impactos ambientais, como o lançamento de esgotos diretamente nos cursos d´água da cidade e, consequentemente, contaminações que podem causar problemas à saúde. Daí a relevância do trabalho realizado pela BRK Ambiental na coleta e tratamento do esgoto em Mauá, e a rotina de manutenções preventivas e corretivas que são realizadas pelas equipes da Concessionária. 

Porém, mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK Ambiental esbarra no uso incorreto da rede coletora de esgoto. Prova disso, é o número dos atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 4 mil desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade em 2019.

E os materiais mais encontrados são resíduos sólidos, somente em 2019 a Concessionária retirou 83,38 toneladas de resíduos das redes de esgoto e 306,2 toneladas de areia que chegaram no processo de tratamento.

A Concessionária retira areia de forma preventiva, pois o seu acúmulo poderá provocar eventos de obstrução da tubulação nas ruas da cidade, e até mesmo o eventual retorno dos efluentes na área interna de algum imóvel.

Portanto, a contribuição para a saúde e bem-estar e para a preservação do meio ambiente vai além da atuação da concessionária e do poder público. Ela inclui também a população. Por causa da má utilização das redes públicas coletoras de esgotos, despejo de resíduo sólido, ocorre a obstrução da tubulação.

Segundo Bruno Gravatá, responsável pela área de Operação da BRK Ambiental em Mauá, os resíduos mais corriqueiros encontrados no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade são restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes), os quais são agravados devidos aos resíduos de cozinha, como resto de comida, óleo e gordura.

“Pequenas medidas, como o descarte adequado desses resíduos e a limpeza da caixa de gordura são eficazes contra os entupimentos e os vazamentos de esgoto em via pública. E desta forma, com um esforço coletivo que envolve empresa, poder público e população, mais que uma obrigação legal, todos demonstrarão o compromisso com a preservação ambiental, a saúde e a qualidade de vida”, destaca Bruno.

A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e transportar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e lavanderias (tanques).  Por causa da má utilização dessas redes coletoras de esgoto, despejo de lixo ou qualquer resíduo sólido, ocorre a obstrução da tubulação.

Qualquer resíduo sólido estranho ao esgotamento sanitário, como os já citados, além de efluente industrial são agressivos. Em casos extremos de graves obstruções nas redes coletoras já foram registrados refluxo de esgoto para o interior dos imóveis de clientes.

Neste caso, a Concessionária destina toda a atenção de suas equipes para o rápido atendimento, pleno restabelecimento das condições do imóvel e eventualmente, até o ressarcimento de danos. Porém, quando a causa da obstrução está diretamente ligada ao mau uso da rede pelo descarte irregular ocasionado pelo próprio cliente, então não há qualquer tipo de ressarcimento a ser avaliado. 

Os serviços de operação e manutenção do Sistema Público de Esgotamento Sanitário são prestados de forma ininterrupta, 24hs/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas Equipes Técnicas da Concessionária.

Para estas situações, a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas: via call-center (0800-771-0001); site www.brkambiental.com.br; Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Outra forma de entrar em contato com a Concessionária é por meio do atendimento presencial realizado no Poupatempo Mauá, localizado na Avenida Antônia Rosa Fioravante, nº 1654, de segunda a sexta feira das 8h as 18hs e aos sábados das 8h as 13hs.