Exames em brasileiros que retornaram da China apontam negativo para coronavírus

Por Portal Opinião Pública 13/02/2020 - 10:26 hs
Foto: Reprodução / YouTube

 

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (11), que os testes realizados com os 58 envolvidos na “Operação Regresso” – que repatriou 34 brasileiros que viviam na província de Wuhan, epicentro dos casos envolvendo o coronavírus, apresentaram resultado negativo para a doença. Além das 34 pessoas que retornaram ao país, 24 profissionais que participaram da ação, divididos entre tripulação, Ministério da Saúde e comunicação, foram submetidos aos exames, ainda que nenhum deles apresentasse sintomas. Os testes foram feitos pelo Laboratório Central do Estado de Goiás (LACEN).

Segundo o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, seguindo protocolos internacionais. “Foram realizados exames específicos para o novo coronavírus em todos, por precaução, inclusive com apoio dos órgãos internacionais”, disse o diretor, reforçando a rotina de monitoramento dos repatriados na base aérea de Anápolis (GO). “Durante a quarentena, os repatriados têm seus sinais vitais monitorados todos os dias, que consiste em verificar a frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e temperatura, além da presença de quaisquer sintomas, como febre, falta de ar e tosse”, informou.

Até o momento, o Brasil segue sem registro do novo coronavírus, que já atinge 24 países além da China. No total, oito casos suspeitos ainda são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de todo o país, até terça-feira. Os casos suspeitos estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1).