Carnaval pode ser curtido com responsabilidade

Por Portal Opinião Pública 20/02/2020 - 10:26 hs
Foto: Divulgação

 

O Carnaval chegou. E com ele chegam também a alegria e diversão características da principal festa popular do Brasil. Para muita gente, esse é o momento de extravasar sua felicidade nos quatro cantos do país. Porém, é fundamental fazer ressalvas importantes quanto a esse período.

Primeiramente, é preciso que os foliões encarem o Carnaval com responsabilidade para que uma época de festejar não se torne uma dor de cabeça agora ou daqui algum tempo. Desta forma, os já famosos recados “se beber, não dirija” e “use camisinha” voltam a se fazer não apenas presentes, mas necessários, para lembrar que você deve curtir a celebração sem colocar sua integridade física, ou a do próximo, em risco.

Contudo, existem outros recados que também precisam ser reforçados nesta época do ano. Um deles é bem simples e também já se tornou popular (e atemporal) que é o cuidado com sua segurança. Em época de bloquinhos e desfiles de ruas, todo cuidado é pouco, pois muitos bandidos aproveitam as grandes aglomerações para praticar roubos e furtos de carteiras, celulares e dinheiro. Portanto, se você for curtir seu Carnaval desta maneira, não deixe de se precaver, fique atento e procure sempre manter a calma e a racionalidade para evitar problemas maiores.

Outro recado que precisa ser passado é sobre o respeito para com o próximo, especialmente com as mulheres. Se fora do período de festas temos visto cada vez mais casos de assédio contra as mulheres, durante o Carnaval esse tipo de comportamento tende a crescer bastante. Assim, é essencial prestar atenção a condutas que possam configurar assédio e não deixar de denunciá-las às autoridades para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Lembre-se, as pessoas devem curtir o Carnaval sem forçar ninguém a fazer nada que não seja de seu consentimento. Aliás, assédio é crime.

E por fim, mais um recado que precisa ser passado é o de cuidado com a sujeira que você pode produzir. Em festas de rua, comes e bebes sempre são comercializados e, ao fim das celebrações, uma montanha de lixo é deixada pelas ruas, o que não é legal e tampouco benéfico para ninguém. Basta lembrar do que vem acontecendo em grandes cidades nesta época de chuvas, com alagamentos e destruição. E parte disso é provocado por quem teima em não respeitar o próximo e emporcalha a cidade. Portanto, aquela embalagem de comida ou a latinha de bebida devem ser corretamente descartados. Não custa nada.

Dito isto, curta seu Carnaval com responsabilidade. Assim, todos agradecem.