Grêmio Mauaense e Mauá F. C. conhecem adversários na estreia da Segundona

Por Portal Opinião Pública 20/02/2020 - 11:03 hs
Foto: Portal Opinião Pública

 

O Grêmio Mauaense e o Mauá Futebol Clube já conheceram seus rivais na estreia do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão de 2020. O Índio será o primeiro a entrar em campo, no dia 18 de abril, um sábado às 15h, recebendo o Jabaquara, no estádio municipal Pedro Benedetti. Já a Locomotiva dá o pontapé inicial no torneio no dia seguinte, viajando para o interior paulista onde enfrentará o Itararé. As duas equipes da cidade estarão no grupo 6 da competição, ao lado também de Taboão da Serra, Osasco e Elosport. As partidas serão transmitidas ao vivo pela FPF TV. Já o primeiro dérbi mauaense acontece logo na segunda rodada, no dia 26 de abril, às 10h, com mando do Grêmio. O jogo de volta, com mando do Mauá, está marcado para o dia 13 de junho, um sábado.

Ao todo, o campeonato contará com 42 participantes que estão divididos em seis grupos com sete equipes cada. Na primeira fase, todos os times se enfrentam dentro das chaves em jogos de ida e volta, classificando-se 16 clubes para as oitavas de final do torneio, entre os dois melhores de cada grupo e as quatro agremiações que ficarem na terceira colocação com o melhor índice técnico.

No mata-mata, os confrontos serão definidos de acordo com as campanhas dos classificados (1º x 16º, 2º x 15º, 3º x 14º, e assim por diante). Para as fases seguintes, as equipes seguem sendo ranqueadas de acordo com a pontuação acumulada durante todo o torneio. Em caso de empate, prevalecerá o melhor desempenho nas fases anteriores. A final será disputada em 13 de setembro.

Das 16 equipes que avançam à fase decisiva da competição, campeão e vice garantem acesso ao Campeonato Paulista da Série A3 de 2021, enquanto os demais 14 times - junto com os dois rebaixados da Série A3 de 2020 - vão compor a primeira série da Segunda Divisão. Os demais clubes integrarão a série abaixo.

Em campo, uma das grandes atrações do torneio será a tradicional equipe do Mogi Mirim, que retorna às competições oficiais após um ano afastada do futebol. O clube, que revelou craques como Rivaldo e Valber, está no grupo 4 e fará sua estreia diante do Guarulhos. O campeonato contará ainda com outras agremiações tradicionais, como o Rio Branco, o América de Rio Preto, o XV de Jaú, o São José e a Matonense.

Além disso, a Federação Paulista de Futebol implantará uma nova regra no torneio que permitirá a substituição de cinco atletas durante uma partida, desde que seja feita em três atos. O número de atletas no banco de reservas segue sendo sete.