Luta contra o assédio

Por Portal Opinião Pública 20/02/2020 - 11:37 hs
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (17) mais um ato chocante de assédio foi divulgado nas redes sociais. Uma garota de apenas 17 anos, gravou e divulgou a conversa que teve com um motorista de aplicativo que a assediou sem o menor constrangimento, enquanto ela utilizava seus serviços. A cena, como não poderia deixar de ser, causou revolta e voltou a aquecer o debate sobre este tipo de comportamento, cada vez mais frequente, infelizmente.

Neste caso especifico, ocorrido no Rio Grande do Sul, devemos frisar a frieza e a inteligência da estudante que, ao gravar a cena, pode denunciar o assediador. Obviamente, ela sabia muito bem o que estava fazendo e como proceder diante deste tipo de conduta, o que é fruto de informações bem passadas a ela, pois ainda que seja jovem, a garota não se abalou e conduziu muito bem a situação. Entretanto, situações como essa ligam o sinal de alerta em qualquer pai, pois é nossa responsabilidade informar sobre tais temas.

Como pais, temos de zelar pela integridade de nossos filhos explicando a eles sobre comportamentos que podem indicar que estejam sendo assediados por adultos, uma vez que são raros os jovens que conseguem distinguir esse comportamento de uma aproximação realmente saudável e sem segundas intenções de um adulto. Por isso, devemos estar atentos a tudo o que eles fazem, já que episódios de assédio podem ocorrer até onde menos esperamos, como em escolas, em clubes, onde nossos filhos fazem cursos ou atividades extracurriculares, ou mesmo em casa.

Devemos saber com quem nossos filhos conversam, com quais adultos eles mantêm interações e como eles se comportam para podermos melhor orientá-los a como proceder em situações que os coloquem em risco e também para que eles saibam como identificar casos semelhantes, podendo ajudar a quem precise.

Temos que fazer nossa parte contra o assédio. Todos nós! Não se cale. Denuncie!

Dra. Wanessa Bomfim - advogada e administradora, pós-graduada em gestão pública e pós-graduanda em direito eleitoral E-mail: wanessabomfim@advocaciabrs.com.br