Alerta geral

Por Portal Opinião Pública 12/03/2020 - 10:41 hs
Foto: Reprodução / Internet

 

Pandemia. É assim que a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a classificar o avanço do coronavírus pelo mundo. E o que isso significa? Bem, significa que a transmissão do vírus ocorre simultaneamente em vários países. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, na última semana o número de nações afetadas pulou de 45 para 114 – e o Brasil está entre elas, já com vários casos confirmados. Por isso, é bom começarmos a tomar algumas providências – sem histeria, é claro – porque mesmo que a doença tenha se espalhado com mais velocidade no hemisfério norte, é sempre melhor prevenir.

Acompanhando as situações de países como a Itália e a Espanha, onde a situação fica cada dia mais crítica, vemos o quão importante é tomar medidas preventivas de forma ágil, para evitar que o vírus atinja mais e mais pessoas. Na China, por exemplo, as ações de contenção vêm funcionando nas últimas semanas e os casos no país – que foi o epicentro da doença - têm diminuído. Porém, o mesmo ainda não aconteceu em toda a Europa, o que faz com que o controle seja mais difícil.

Por isso, situações que reúnam grande quantidade de pessoas, como eventos esportivos, shows, conferências, espetáculos, entre outros, já têm sido cancelados em alguns lugares, afinal a saúde vem em primeiro lugar, ainda mais quando há risco de letalidade.

E para nós, brasileiros, que ainda não sofremos como os povos de outros países, o ideal é mudar alguns hábitos de higiene para evitar problemas futuros. O que não pode acontecer é tomarmos uma atitude depois que os problemas começarem, pois pode ser tarde demais.