Editorial - Mudanças

Por Portal Opinião Pública 19/03/2020 - 09:26 hs
Foto: Reprodução / Internet

 

A crise que a pandemia do novo coronavírus nos trouxe para toda nossa sociedade vai deixar marcas profundas em muita gente. Além de lamentarmos as mortes ocorridas em decorrência da doença, o atual surto pode nos ensinar importantes lições em relação a hábitos que podemos adotar, mas que ainda não temos colocado em prática.

Por não termos enfrentado uma pandemia desta magnitude nas últimas décadas, todos fomos pegos de surpresa quando o Covid-19 passou a se alastrar pelo mundo, começando pela China, passando pela Europa e chegando ao Brasil. Ninguém estava preparado para lidar com tal problema, sendo que muitos subestimaram o poder que o novo vírus possui. E assim, chegamos ao ponto em que nos encontramos agora. Por isso, um dos ensinamentos que o novo coronavírus nos deixa é que devemos sempre buscar formas de nos precaver, em todos os cenários, pois são as medidas assertivas e ágeis que diferenciam o sucesso do fracasso.

A mudança de hábitos de higiene também pode ser revista por conta da atual crise, bem como a necessidade de adequarmos vários locais às normas básicas de saneamento básico, uma vez que muitas pessoas podem estar mais suscetíveis a contaminação por não terem acesso às condições básicas de sobrevivência.

Contudo, a lição que talvez seja a mais importante é referente à empatia. Nem todas as pessoas que contraem o novo coronavírus são gravemente ameaçadas por ele. Porém, caso uma delas contraia o vírus e não tiver o devido cuidado, pode transmiti-lo para pessoas que estão nos grupos de risco e que têm uma chance maior de não apenas desenvolver os sintomas da doença como também de vir a óbito. Assim, é necessário adotar todas as medidas cabíveis à nós para evitar a exposição desnecessária ao vírus e pensar sempre em como não afetar ao próximo. Isso é empatia.

Nem sempre isso será possível, mas se cada pessoa tomar suas providências para tal, o combate fica menos difícil e teremos resultados melhores neste enfrentamento. Então, faça sua parte e lembre-se disso no futuro.