Atila intensifica ações contra o coronavírus em Mauá

Por Portal Opinião Pública 02/04/2020 - 08:56 hs
Foto: Divulgação

 

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), tem intensificado nos últimos dias as ações de combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), responsável pela doença Covid-19. Além das ações já divulgadas na última semana, como a diminuição da frota de ônibus do transporte coletivo municipal, a adoção das medidas impostas pelo decreto do governador João Dória (PSDB), que determinou o fechamento de diversos tipos de estabelecimentos comerciais por 15 dias e dos shoppings centers até 30 de abril, e as reuniões com representantes de hospitais particulares da cidade e secretários municipais para a discussão de medidas em conjunto no combate a pandemia, o socialista anunciou novos atos que visam auxiliar a população durante o período de quarentena.

Uma das novidades, divulgada na última quinta-feira (26), é a suspensão do corte do abastecimento de água devido à falta de pagamento por até 90 dias. Atualmente o serviço é controlado e também fornecido pela Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). A medida segue determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e é válida para todos os consumidores residenciais e também para serviços essenciais, como unidades de saúde e hospitais, serviços de entrega de alimentos e sistema de transporte. Os benefícios começarão a ser contados a partir do consumo de abril, mês em que é previsto o ápice do contágio no país.

O prefeito também frisou que, pelo mesmo período, haverá a prorrogação automática de alvarás de funcionamento, construção e preservação e estão paralisados os protestos de tributos municipais, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), taxas de fiscalização e parcelamentos de débitos.

Desde a última semana, o prefeito também tem intensificado a fiscalização de supermercados para evitar possíveis majorações de preços sobre produtos essenciais. “Recebemos inúmeras reclamações de consumidores e não podemos criar uma especulação nesse sentido. E quem cobrar preço abusivo, vamos lacrar”, atestou.

Abaixo seguem outras ações adotadas pela Prefeitura de Mauá no combate ao novo coronavírus.