Professor Frank é pré-candidato a vereador pelo PDT e afirma estar preparado para assumir uma cadeira na Câmara de Mauá

Por Portal Opinião Pública 23/04/2020 - 10:34 hs
Foto: Divulgação
Professor Frank é pré-candidato a vereador pelo PDT e afirma estar preparado para assumir uma cadeira na Câmara de Mauá
Professor Frank já ocupou cargos importantes na administração municipal

Frank de Mello atuou na rede estadual de ensino, já ocupou importantes cargos na administração pública municipal, foi coordenador de Esporte e Qualidade de Vida do SESI – Mauá, onde adquiriu experiência em gestão de pessoas e projetos. Atualmente é micro empreendedor individual na área de ensino e organização de feiras e congressos. 

Jornal Opinião Pública – Você diz estar preparado para assumir a função de vereador. Explique. 

Professor Frank – Milito na política de Mauá desde 1988, tendo participado ativamente de todas as eleições desde então. Sou líder comunitário, já fui membro de instituições como o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Grupo de Apoio São Francisco de Assis, e participei como Delegado da IV Conferência Municipal de Saúde. Já ocupei importantes cargos na administração pública municipal e em instituições como o SESI. Além disso, fui candidato a vereador nas eleições de 2004, 2008 e 2016. Tudo isso ampliou minha visão sobre as necessidades da população de Mauá e me fez ter segurança sobre os desafios da gestão pública. Hoje, tenho a experiência e a maturidade necessárias para assumir essa importante função e todas as pressões que ela traz. 

JOP – Por quê o PDT? 

PF – O PDT é um partido forte, organizado em todo o território nacional e tem em seu DNA a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos mais pobres. Em seu quadro, já figurou importantes líderes nacionais, como Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e o educador Darcy Ribeiro, e conta hoje em seu quadro com o presidenciável Ciro Gomes, importante liderança nacional. Em Mauá, o PDT está estruturado, com uma chapa de pré-candidatos a vereador que me oferece condições de igualdade na disputa e verdadeiras chances de vitória nas próximas eleições. 

JOP – Qual sua avaliação sobre a atuação do prefeito Atila Jacomussi e dos atuais vereadores de Mauá? 

PF – A pior gestão que Mauá já viu. Eu começo pelas denúncias de corrupção apontadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal contra o prefeito, além de suas sucessivas prisões e afastamentos do cargo. Isso trouxe grande instabilidade para a gestão. Se ele está embaraçado com a justiça, está focado na própria defesa em vez de colocar foco na gestão. Como ele pode estar voltado para a administração do que é público se está preocupado com o privado? Ele sequer teve a capacidade de manter em funcionamento serviços essenciais ou programas que, bem ou mal, vinham caminhando nas gestões anteriores. E se não houve manutenção do básico também não houve espaço para qualquer avanço, como buscar o equilíbrio fiscal ou conduzir políticas para a Educação, Saúde, Segurança, Transporte, Mobilidade ou Habitação. Não há um projeto para garantir o desenvolvimento social e econômico, de nos colocar numa rota mais segura. Ele gasta mal o dinheiro público e colocou Mauá como 4ª colocada no ranking das cidades com mais de 80 mil habitantes com maior índice de dívida consolidada com a União.

Já a atual composição da Câmara Municipal é a mais despreparada que já vi. Os parlamentares falham em uma das principais funções do vereador, que é fiscalizar os atos do prefeito. É claro que existem exceções, mas mesmo as exceções precisam prestar esclarecimentos sobre as denúncias de corrupção apontadas pelo Ministério Público e pela Policia Federal. Afinal de contas, 22 dos 23 vereadores foram denunciados junto com o atual prefeito. Tenho fé que prefeito e vereadores receberão uma resposta à altura por parte da população nas próximas eleições. 

JOP – Como vereador você ajudaria Mauá de que forma? 

PF – Fazendo aquilo que compete ao vereador, que é legislar, representar a população em suas necessidades e direitos, e fiscalizar os atos do Executivo para garantir a melhor distribuição dos recursos públicos e contribuir para a melhoria da gestão pública analisando minuciosamente os projetos do Executivo. Também é preciso dar início a uma avaliação das leis municipais existentes, muitas delas obsoletas, fazendo isso posso propor projetos mais coerentes para o atual perfil da cidade, que estejam de acordo com as necessidades da população. E este trabalho deve permitir também a participação popular, fundamental para o trabalho do vereador. E como a atual gestão causou tanta instabilidade, em 2021 vamos precisar discutir temas para colocar a casa em ordem, como abrir a discussão para uma reforma administrativa que reduza cargos em comissão e o número de secretarias, por exemplo. Eu me sinto bastante preparado para dar conta desses desafios e contribuir para o desenvolvimento de Mauá.