Após pedido do governo estadual, Mauá e cidades do Grande ABC antecipam feriado de Corpus Christi para esta sexta

Por Portal Opinião Pública 21/05/2020 - 09:30 hs
Foto: Roberto Mourão - PMM / Divulgação
Após pedido do governo estadual, Mauá e cidades do Grande ABC antecipam feriado de Corpus Christi para esta sexta
Adiantamento do feriado de Corpus Christi para sexta-feira em Mauá

As prefeituras de Mauá e das outras seis cidades do Grande ABC decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi, que seria comemorado em 11 de junho, para esta sexta-feira (22), como forma de contribuir com o aumento da taxa de isolamento social na região, em meio ao combate para conter o avanço do novo coronavírus. A ação foi discutida entre os prefeitos dos sete municípios, via assembleia extraordinária realizada por videoconferência pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na terça-feira (19). Além disso, boa parte dos moradores mauaenses deverá permanecer em casa na próxima segunda-feira (25), uma vez que o governador João Doria (PSDB) propôs à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) o adiantamento do feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932) para a data. A expectativa é de que os deputados estaduais aprovem a propositura nesta quinta (21).

Segundo o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o adiantamento do feriado em grande parte da região metropolitana de São Paulo será importante para o enfrentamento à pandemia. Entretanto, ele destacou que, apesar da realização de uma reunião virtual com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e que contou com a participação dos mandatários dos 39 municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo, nem todos foram favoráveis à decisão.

“Infelizmente, não houve um consenso em entre todos os municípios da região Metropolitana, pois não houve uma comunicação antecipada da capital com as demais cidades. Em relação ao Grande ABC, os sete prefeitos decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi com foco na minimização de danos e preservação de vidas”, disse Maranhão.

Maranhão, no entanto, demonstrou otimismo com relação a medida. “Com a aprovação da antecipação dos feriados de Corpus Christi, pelas Câmaras Municipais no Grande ABC, e de 9 de julho, pela Assembleia Legislativa, poderemos aumentar os índices de isolamento social na nossa região”, ressaltou o presidente do Consórcio ABC.

Já o prefeito Atila Jacomussi (PSB) confirmou, nesta quarta-feira (20) em suas redes sociais, a adoção dos dois feriados propostos. O chefe do Executivo mauense, entretanto, atentou para o fato de que mesmo com a antecipação da folga, as comemorações religiosas seguirão marcadas para acontecer somente no dia 11 de junho, data original do feriado.

“Em um momento como o que vivemos, a pandemia do coronavírus nos obriga a tomar medidas difíceis, mas que visam proteger a nossa população. A pedido do governo do Estado de São Paulo e em decisão conjunta entre os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, antecipamos os feriados de Corpus Christi (11 de junho) para esta sexta-feira, 22 de maio, e do Dia da Revolução Constitucionalista (9 de julho) para segunda-feira, 25 de maio. Mas atenção: a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo permanecerá marcada para 11 de junho, inclusive, fato confirmado pela Diocese de Santo André, responsável pelas igrejas das sete cidades da região. Por fim, faço um pedido de coração: o objetivo desse feriadão é você ficar em casa com a sua família, então saia somente se necessário, para comprar produtos essenciais, com máscara facial. Com respeito às nossas crenças e trabalhando com amor e carinho pela nossa gente, vamos vencer o coronavírus!”.

Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) antecipou não apenas o feriado de Corpus Christi para quarta-feira (20), como também adiantou o feriado da Consciencia Negra, tradicionalmente celebrado em 20 de novembro, para esta quinta, além de conceder ponto facultativo na sexta-feira. Com isso, a cidade terá seis dias seguidos de descanso, contando o fim de semana e a segunda-feira, caso a proposta de João Doria seja aprovada na Alesp.