Editorial - A luta contra o racismo é de todos

Por Portal Opinião Pública 04/06/2020 - 09:26 hs
Foto: Twitter/Ruth Richardson

 

Ouvir que racismo não existe ou que há um exagero em tudo o que se refere a esse tema, em pleno 2020, é inaceitável e inadmissível. É algo que precisa mudar com urgência, pois qualquer tipo de preconceito colabora somente para que haja um aumento da desigualdade e polarizações que nada acrescentam à sociedade.

É muito difícil encontrar um negro que não tenha alguma história para contar sobre racismo. Seja ele a vítima ou tendo ele ouvido casos contados por algum familiar ou amigo, a maioria esmagadora da população negra já sentiu na pele as reações negativas que palavras e ações de cunho racista podem causar. De piadas que parecem inofensivas – mas que refletem o quanto de hipocrisia ainda existe na sociedade quando este é o assunto - às situações mais extremas, o preconceito racial atinge as pessoas independente de credo, posicionamento ou classe social.

E as manifestações que tomaram conta de várias cidades nos EUA nos últimos dias – em protesto ao assassinato covarde do americano George Floyd pela polícia de Minneapolis – e das redes sociais, são um recado claro de que a tolerância contra o racismo acabou.

Porém, essa luta não pode ser designada apenas aos negros. Essa é uma batalha que necessita do apoio de toda a sociedade para que haja a mudança na percepção de quem ainda não quer ou que faz questão de não enxergar que todos somos iguais.

Não é justo que os negros, após séculos de discriminação nos mais diversos níveis – desde a escravidão ao racismo, muitas vezes velado, de hoje – sigam sendo colocados em posição de inferioridade a quem se julga superior somente por ter uma cor de pele diferente, ou que sejam julgados de maneira diferente dos brancos por uma visão preconceituosa que muitas pessoas nem sabem que têm.

Por isso, posicione-se contra o racismo sempre, pois são essas ações construtivas que ajudarão não apenas a tornar nossa sociedade melhor, mas também a educar as gerações futuras para que elas não reproduzam esse discurso de ódio. A luta contra o racismo não é fácil. Mas ela precisa ser cada vez maior para que atinja mais e mais pessoas.