Governo do Estado autoriza flexibilização da quarentena em Mauá e no Grande ABC

Por Portal Opinião Pública 11/06/2020 - 09:38 hs
Foto: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC / Divulgação
Governo do Estado autoriza flexibilização da quarentena em Mauá e no Grande ABC
Membros do Consórcio Intermunicipal se reuniram com o secretário Marco Vinholi na terça-feira

 

Mauá e as demais cidades do Grande ABC foram reclassificadas dentro do Plano São Paulo e passaram a integrar a fase 2 – laranja da iniciativa, permitindo assim a reabertura gradual das atividades comerciais na região. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (10), durante coletiva de imprensa onde foram apresentadas as atualizações de dados do plano. Com a flexibilização, fica permitida a reabertura restrita de estabelecimentos como imobiliárias, concessionárias e escritórios, assim como do comércio de rua e de shoppings centers. Já a quarentena em todo o Estado foi prorrogada até o dia 28 de junho.

De acordo com o governador, as medidas de flexibilização passarão a valer a partir de segunda-feira (15). Além de Mauá e dos municípios do Grande ABC, todas as outras cidades da região metropolitana do Estado, da Baixada Santista e da região de Registro, no sul de São Paulo, também deixaram a fase 1 – vermelha avançando à fase laranja. Já a capital e outras nove regiões – Araçatuba, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté – demonstraram estabilidade na maioria dos índices e permanecem na fase laranja até a próxima atualização do Plano São Paulo, que deverá ser divulgada na quarta-feira (17).

Segundo os dados do governo estadual, o fator determinante para a reclassificação destes locais foi a melhora nos índices semanais de variação de casos confirmados, internações e mortes por Covid-19. Além da melhoria nos dados referentes a região da Grande São Paulo, o governo destacou o reforço na rede hospitalar nos últimos 15 dias. Nestas duas semanas, a distribuição de respiradores e o número de vagas em UTIs para pacientes graves com coronavírus foram ampliados, de acordo com o governo, passando de 6.542, em 25 de maio, para 7.134, no dia 1º de junho. Atualmente, este número já é de 7.610. Já na média estadual dos últimos sete dias, foi registrada a redução de 72,6% para 69,1% na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para Covid-19, e o aumento na média de vagas por 100 mil habitantes de 15,4 para 18,1. No mesmo período, o total de casos e mortes teve quedas reduzidas, de 1% e 3% respectivamente, mas as internações pela doença subiram 7%.

“Nosso desafio é estar um passo à frente da pandemia, temos que garantir atendimento a todos. São Paulo se preparou profissionalmente e tecnicamente para enfrentar a pandemia”, afirmou o governador. “Estamos salvando cerca de 40 vidas por hora e evitando a contaminação de dez pessoas por minuto. O Plano São Paulo é um GPS que nos guia, orientado pela medicina e com a contribuição do setor econômico para sairmos da crise com previsibilidade, segurança e o maior número possível de vidas salvas”, disse Doria.

Em nota, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC comemorou a decisão. “O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforça que os municípios da região vinham cumprindo todos os critérios determinados pelo Governo do Estado para a retomada gradual e consciente. A partir deste momento, os municípios do Grande ABC começam a traçar seus planos de retomada gradual e consciente, com responsabilidade e controle. Cada prefeitura irá publicar o seu decreto municipal, de acordo com as peculiaridades de cada cidade, em relação à retomada das atividades de acordo com o plano elaborado do Governo do Estado, diz trecho do comunicado.

Quanto a prorrogação da quarentena, Doria explicou que no período será realizada uma retomada consciente das atividades no Estado. “O Governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho. Será o quinto período de quarentena no Estado de São Paulo. Esta nova quarentena será denominada ‘Quarentena Heterogênea’, onde será aplicado o Plano São Paulo. Será uma retomada consciente da economia, por fases e por regiões conforme prevê o Plano São Paulo. Com cuidado, com segurança e dentro dos limites determinados pela ciência e pela medicina. E desta orientação nós não nos afastaremos”, explicou. 

Sinal de alerta 

Apesar de grande parte do Estado ter avançado para a fase laranja do Plano São Paulo, algumas regiões mostraram retrocesso nos números e foram reclassificadas dentro da iniciativa, o que acendeu o sinal de alerta, segundo o Governo.

As regiões de Araraquara e Bauru, que já se encontravam na fase 3 – amarela, por exemplo, voltaram para a fase laranja, enquanto a área de Ribeirão Preto, que estava na etapa laranja, foi recolocada na fase vermelha, de máxima restrição. Os piores retrocessos, entretanto, aconteceram nas regiões de Presidente Prudente e Barretos, que já estavam classificadas na fase amarela e acabaram sendo reclassificadas à etapa vermelha. Com isso, somente as atividades essenciais poderão funcionar nestes locais. “O isolamento social é chave nesse processo. Esse cenário só se garante com a cooperação da população e também com a liderança dos prefeitos nessa parceria com o Governo do Estado”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. 

Novos leitos e respiradores na região 

Antes da reclassificação do Grande ABC à fase laranja do Plano São Paulo, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), e o vice-presidente da entidade e prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), se reuniram na terça-feira (9) com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, e acertaram a instalação de 25 novos leitos de UTI na região.

Segundo o consórcio, 20 leitos serão instalados em Diadema e os outros cinco em Rio Grande da Serra. A medida permitiria que as sete cidades do ABC mantenham as estratégias traçadas conjuntamente desde o início da pandemia para o enfrentamento do novo coronavírus.

“A ampliação dos leitos garante a nossa estratégia em relação ao transporte público, pois existia uma preocupação muito grande no deslocamento das pessoas para a capital após o início da reabertura dos comércios”, disse Maranhão.

Nesta quarta-feira, durante a coletiva do Governo Estadual, Vinholi ressaltou o esforço da região para ampliar a capacidade hospitalar. “Quero registrar o grande esforço feito ao longo dos últimos dias para fortalecer a capacidade hospitalar, ou seja, mais leitos de UTI para a população do Grande ABC. Nós conseguimos chegar a 68% da ocupação de leitos no ABC. Esse número era superior a 86% na análise feita há 14 dias e, portanto, superamos uma taxa de ocupação inferior aos 80%, o que leva a região para a fase laranja”, afirmou o secretário, que apesar disso, demonstrou preocupação com a variação no número de óbitos no mesmo período.

Vinholi também ressaltou o envio de respiradores para auxiliar os municípios da região. Recentemente, Mauá foi contemplada com dez desses equipamentos. “Já chegaram 10 novos respiradores em Mauá e 10 novos irão, em Diadema já enviamos 20 respiradores para esses 20 leitos que estamos avançando lá. Avançamos em todo o ABC, as sete cidades receberam respiradores e tiveram sua capacidade hospitalar fortalecida nesse período”, concluiu.