Editorial - Transparência é fundamental

Por Portal Opinião Pública 11/06/2020 - 10:25 hs
Foto: Reprodução / Twitter Ministério da Saúde

Quando um político é eleito para representar a população, seja no Executivo ou no Legislativo, o mínimo que devemos esperar de suas ações é transparência. Essa é uma característica fundamental para o bom exercício da função, uma vez que a obrigação dos políticos é sempre prestar contas à população sobre suas ações. Porém, essa premissa nem sempre é seguida.

Nos últimos dias, acompanhamos um exemplo bastante claro de como a falta de transparência pode ser prejudicial para um governo e para a população de um país, com a decisão de que o Ministério da Saúde mudaria a forma de divulgação dos dados referentes a Covid-19 no país, passando a informar apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24h e sem explicar os motivos que levaram a divulgação passar das 19h para as 22h.

Obviamente a mudança gerou críticas, justamente pela falta de justificativas iniciais. Logo depois, o presidente Jair Bolsonaro até explicou quais eram os motivos para a alteração. Entretanto, não deixou de fazer uma piadinha, dizendo que com a mudança, havia acabado as matérias no Jornal Nacional, que vai ao ar entre 20h30 e 21h30 (o que diminui qualquer crédito quanto a explanação).

A nova diretriz, contudo, acabou sendo mudada após determinação do STF e os dados voltaram a ser divulgados como eram originalmente, apresentando informações sobre os números acumulados e os índices proporcionais dos contágios e mortes em decorrência do coronavírus.

Esse caso escancara como a transparência se faz essencial. Quando enfrentamos uma situação tão grave quanto a que foi gerada pela pandemia, é obrigação do governo informar a população de maneira correta. Não podemos ser deixados no escuro, sem saber como agir durante um período tão delicado e onde muitas pessoas são bombardeadas com notícias falsas, algo que a transparência na divulgação de informações deveria ajudar a combater.

E quando houver mudança na forma de divulgação de dados, ela não pode ser feita de uma hora para outra, além de haver a necessidade de uma explicação completa sobre os motivos que levaram àquela decisão.

Que a lição tenha sido aprendida e que daqui em diante, tais confusões sejam evitadas, pois isso vai contribuir com o controle da doença.