Clubes da série A1 de São Paulo são liberados para retomar atividades em 1º de julho

Por Portal Opinião Pública 18/06/2020 - 14:01 hs
Foto: Reprodução / TV Cultura

O governador João Doria (PSDB) confirmou, nesta quarta-feira (17), que os clubes que integram a primeira divisão do Campeonato Paulista, a série A1, estão liberados a retomarem seus treinamentos a partir do dia 1º de julho. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa no início da tarde. Pela manhã, o chefe do Executivo estadual esteve reunido com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

Nas últimas semanas, membros da FPF, dos clubes da série A1 e do governo estadual estiveram reunidos para definir as diretrizes em torno da retomada dos treinamentos.
Segundo o site GloboEsporte.com, entretanto, a decisão desagradou a maioria dos clubes e a Federação, que aguardavam uma liberação imediata para o início da testagem dos elencos e das comissões técnicas para Covid-19 e, em seguida, para o retorno aos treinamentos.

Em nota em seu site, a FPF confirmou que a decisão causou estranheza na entidade. “O anúncio, com o distante reinício das atividades, causou estranheza, já que o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos preza, em primeiro lugar, pela saúde de todos os envolvidos”, diz trecho do comunicado, que seguiu. “Assim, os profissionais do futebol, que dependem de seu condicionamento físico para exercer suas atividades, seguem impedidos de trabalhar, sem que haja uma explicação plausível e científica”.

Por fim, a federação afirmou que ainda se reunirá com os clubes. “A Federação Paulista de Futebol convocará uma reunião virtual com os 16 clubes para esta quinta-feira, 15h, para tratar do tema”, encerrou a nota.

Quanto ao retorno dos treinamentos, todos os clubes deverão seguir um protocolo especial de prevenção para garantir a segurança de atletas e funcionários. Entre as medidas, estão os treinamentos individuais em campos e horários alternados.

Paralisado em março, quando chegou à décima rodada da fase de classificação, está previsto que o Campeonato Paulista tenha mais seis datas, com duas rodadas válidas pela fase inicial, jogos únicos nas quartas e nas semifinais, e final em jogo de ida e volta.