Liga dos Campeões volta em agosto com sede única e jogos sem público

Por Portal Opinião Pública 18/06/2020 - 15:20 hs
Foto: Reprodução / Icon Sport

A UEFA definiu nesta quarta-feira (17) o formato que será utilizado para o retorno da Liga dos Campeões. De acordo com a entidade que administra o futebol europeu, a competição terá sede na cidade de Lisboa e será disputada em 12 dias, a partir das quartas de final, em jogos únicos nesta fase e nas semifinais. A final, marcada para o dia 23 de agosto, já é disputada em jogo solo. As partidas acontecerão no Estádio da Luz, casa do Benfica, e no estádio José Alvalade, do Sporting.

Nesta “Super Champions”, os confrontos das quartas de final serão realizados entre os dias 12 e 15 de agosto, contando com uma partida por dia. Os classificados nesta fase farão a semifinal nos dias 18 e 19. Já a final acontece no dia 23, um domingo.

Já os quatro jogos que ainda serão disputados pela fase das oitavas de final, entre Manchester City e Real Madrid, Juventus e Lyon, Bayern de Munique e Chelsea e Barcelona e Napoli, estão marcados para os dias 7 e 8 de agosto. As partidas precisarão acontecer com os portões fechados e poderão ser disputadas nas sedes dos próprios clubes mandantes ou nas cidades do Porto e Guimarães, também em Portugal. A decisão sobre os locais de disputa dos jogos caberá também à UEFA.

Com a mudança, a cidade de Istambul – na Turquia -, que receberia a final da Liga dos Campeões neste ano, sediará a decisão do torneio da próxima temporada. O mesmo acontece com as sedes que já estavam definidas (São Petersburgo - 2021/22, Munique - 2022/23 e Londres - 2023/24). 

Liga Europa 

Além da alteração de formato da Liga dos Campeões, a UEFA também confirmou mudanças semelhantes para a disputa da Liga Europa. O segundo torneio mais importante do continente terá sua fase final – das quartas de final em diante –disputada em jogos únicos, nas cidades alemãs de Duisburg, Gelsenkirchen, Frankfurt e Colônia, esta última sediando a decisão, originalmente marcada para Gdansk, na Polônia. Os jogos acontecerão entre os dias 10 e 21 de agosto.

As partidas entre Inter x Getafe e Roma x Sevilla, válidas pelas oitavas de final, serão realizadas em jogo único, na Alemanha. Já os outros seis jogos desta fase terão suas sedes definidas pela entidade. Os confrontos acontecem entre os dias 5 e 6 de agosto.