Editorial - Precaução é necessária

Por Portal Opinião Pública 02/07/2020 - 12:29 hs
Foto: Pexels

A pandemia de Covid-19 ainda parece longe de ser totalmente controlada. Porém, ela vem deixando lições importantes para que erros cometidos no passado não voltem a ocorrer e nos deixar em uma posição de extrema dificuldade.

Além das mudanças de hábitos às quais estamos sendo forçados a inserir em nosso cotidiano, a precaução contra outros contágios semelhantes irá crescer exponencialmente, na tentativa de evitar que novos vírus causem pandemias tão sérias. E esse trabalho, feito por cientistas e pesquisadores, não pode ser deixado de lado de maneira alguma.

Um estudo na China, por exemplo, já identificou em porcos um novo tipo de vírus influenza que poderia ter um “potencial pandêmico”, caso chegasse a sofrer mutações suficientes para contagiar humanos. Segundo os especialistas que o identificaram, ele não se traduz em uma ameaça iminente, mas caso não seja devidamente monitorado, ele poderia evoluir a ponto de causar um surto de grandes proporções, uma vez que como se trata de um novo tipo de vírus influenza, as pessoas poderiam ter pouca ou nenhuma imunidade contra ele.

Por essa razão que os investimentos em pesquisa e em saúde precisam não somente continuar, mas aumentar porque são eles que garantirão a descoberta de potenciais ameaças antes que elas se cheguem a nós, já que é mais fácil e seguro enfrentá-las antes que elas nos atinjam.

A prevenção para que não voltemos a enfrentar situações tão graves como a pandemia do novo coronavírus começa com as pesquisas. E mesmo que elas cheguem a nosso conhecimento somente através de notícias, elas são fundamentais em nossas vidas.